Pplware

Google remove Montanha de Hitler…

do serviço Google Earth! O Google removeu hoje do serviço Google Earth a denominação da Montanha de Hitler (Hitler-Berg), localizada perto de Bad Toelz, na Baviera, e agora conhecida por Berg Heiglkopf, depois de ter recebido numerosas queixas na Alemanha.

O porta-voz da Google na Alemanha, Stefan Keuchel, disse hoje à agência alemã ddp que a empresa decidiu «fazer um update extraordinário» do programa, que disponibiliza imagens de satélite, mapas e imagens a três dimensões de toda a Terra, tendo por isso removido a designação Hitler-Berg, adoptada em 1933 em homenagem a Hitler. O presidente da junta de Wackersberg, edilidade onde fica situada a povoação de Heiglkopf e a montanha com o mesmo nome, congratulou-se com a decisão da Google.

«É mesmo uma boa notícia», disse Georg Kellner, citado pela ddp.

Depois de uma notícia que referia a existência da Hitler-Berg no Google Earth, há duas semanas, a autarquia local recebeu numerosas reacções de toda a Alemanha, por carta, SMS e telefone, quase todas de desagrado.

«Houve também algumas reacções estranhas, mas a maioria das pessoas que nos escreveram foi muito sensata, e pediram-nos que se apagasse a designação Hittler-Berg», informou o presidente da junta.

Em Bad Toelz, maior localidade das proximidades, um porta-voz da câmara municipal saudou também a decisão do Google, afirmando que a indignação manifestada a nível nacional «surtiu efeito».

O porta-voz da Google garantiu que a atribuição do nome do ditador nazi a uma montanha, por lapso, foi definitivamente afastada do serviço Google Earth.

O erro deveu-se ao facto de os autores do programa terem utilizado fontes antigas, em que a Berg Heiglkpf, com 1205 metros de altura, surgia com o nome de Hitler-Berg.

Possivelmente, os dados tiveram origem na National Geospatial Intelligence Agency (Agência Nacional de Informações Geo-espaciais) norte-americana, que no seu site na Internet também se refere a uma Hitler-Berg, dando as respectivas coordenadas, que correspondem à Berg Heiglkopf.

O porta-voz da Google não confirmou, no entanto, que esta tenha sido a causa do erro que se introduziu no programa geográfico.

Em Abril de 1933, três meses depois da chegada de Hitler ao poder, a junta de freguesia de Wackersberg mudou o nome da montanha local para Hitler-Berg, mandando ali colocar uma cruz suástica de ferro, iluminada e com 10 metros de altura.

O episódio terminou em 1945, com a derrota dos nazis na II Guerra Mundial, e depois de destruída a cruz suástica verificou-se que o nome de Hiltler-Berg nunca tinha sido registado oficialmente junto da repartição de geodesia da Baviera ou da Associação dos Alpes.

Fonte: Diário Digital

Exit mobile version