Pplware

Google quer funcionários a usar Mac e não PCs ou Chromebooks

Os Macs são máquinas com elevada capacidade de desempenho, segurança e flexibilidade. Nesse sentido não é de estranhar que a Google “imponha” aos seus funcionários a utilização destes equipamentos da Apple.

Estas informações foram reveladas numa apresentação feita na Conferência LISA’13 no início do mês passado. Ao todo, a Google faz uma gestão de mais de 43 mil Macs na sua massa produtiva.

Estas declarações não são surpresa, mesmo vindas de uma empresa que desenvolve o seu próprio sistema operativo de produção nos famosos Chromebooks, o Chrome OS. Embora a empresa tenha também máquinas com Windows e Linux, faz uma imposição para que os seus funcionários usem Mac OS X, como noticia o The Register.

“Houve uma época em que os Macs eram uma pequena parte da frota da Google”, disse o engenheiro de sistemas da Google Barro Caviness, “mas a partir de agora, se começar a trabalhar na Google e quiser usar uma plataforma diferente do Mac terá de fazer um plano de negócios”.

No entanto, a Google tem alguma dificuldade em gerir o crescente número de Macs, uma vez que não encontra ferramentas empresariais existentes da Apple úteis para as suas necessidades. De acordo com Caviness, o sucesso da Apple com o iPhone e o iPad pode ter algo a ver com o desenvolvimento mais lento de ferramentas empresariais Mac.

Recusando-se a esperar que a Apple desenvolva soluções solicitadas pela Google, a empresa desenvolveu o seu próprio conjunto de programas ou disponibiliza aplicações de terceiros para personalizar, gerir e monitorizar a sua frota Mac.

Um dado curioso foi o da Google actualizar os seus Macs do OS X 10.7/10.8 em 99.5% de sua frota, isto em 8 semanas, e planeia fazer o mesmo com a mudança para o OS X 10.9 Mavericks, colocando a quase totalidade do seu parque no mais recente sistema operativo da Apple.

Curiosamente, o presidente da Google, Eric Schmidt, reconheceu a superioridade dos Macs da Apple sobre os PCs num guia explica como mudar do iPhone para Android, este disse “Tal como as pessoas mudaram de PCs para Macs e nunca mais voltaram atrás,” escreveu ele no Google+, “você irá mudar de iPhone para Android e também nunca mais voltará atrás”.

Sempre foi um sistema que a Google olhou com especial atenção: o carisma, a segurança, a elegância dos materiais assim como a abrangência das suas capacidades, fazem do OS X e dos Macs uma ferramenta importante, preponderante, para o que a Google significa hoje no mundo da tecnologia. A Google desenvolve-se também dentro dos Macs.

Exit mobile version