O Moto X foi um smartphone criado de raiz pela Google e que incorporava algumas funcionalidades que mais nenhum trazia.
A mais interessante de todas era a capacidade de podermos chamar a aplicação de pesquisa da Google em qualquer altura, bastando dizer as palavras mágicas “Ok Google“.
O interesse nesta funcionalidade foi de tal forma grande que a Google está a ponderar disponibilizá-la de forma nativa no Android, se bem que melhorada.
A novidade ainda não passa de um rumor, mas tudo indica que a Google prepara-se para adicionar nativamente ao Android uma forma de este estar sempre à escuta do que o utilizador diz, para que possa fazer as pesquisas que este necessita. Claro que a frase chave será o já conhecido “Ok Google”, que depois dará inicio ao processo de escuta e consequente pesquisa.
Mas não é apenas aí que a Google quer atacar, alargando também esta funcionalidade a todo o sistema Android, mesmo dentro de aplicações de terceiros, dotando esta funcionalidade em todo o sistema, e também quando os equipamentos estiverem bloqueados e com o ecrã desligado, tendo neste caso como único requisito o facto de o equipamento ter de estar ligado à corrente eléctrica.
A ideia da Google é dotar o Android de um sistema de pesquisas que pode ser usado mesmo quando o utilizador não pode interagir directamente com o seu smartphone, bastando para isso que lhe dite as pesquisas que querem ver feitas e aguardando que o Android lhe leia o resultado.
Curiosamente a Google quer que este sistema seja usado principalmente quando os utilizadores do Android estiverem a conduzir, criando assim um sistema mãos livres dentro deste sistema operativo.
O nome que se diz estar a ser atribuído a este sistema é Google KITT, e a gigante das pesquisas quer que o possamos usar com a frase Ok Google ou com um simples aceno em cima do equipamento.
Sempre que o Google Kitt for usado durante a condução a interacção será ainda maior, dando a liberdade aos utilizadores de usarem o seu smartphone sem terem de carregar em qualquer botão e controlando-o apenas com a voz.
Claro que todos estes elementos vão também poder interagir com outros dispositivos externos, como auscultadores ou headset’s bluetooth, o que irá facilitar ainda mais o controlo dos smartphones sem o recurso a qualquer toque do utilizador.
Todos os componentes do Google KITT vão poder ser activados e configurados de forma central, podendo cada um deles ser ligado de forma independente e ao gosto do utilizador.
Será já no final deste mês, nos dias 25 e 26, que a Google terá a sua conferência anual I/O, e aí de certeza se ouvirá falar muito mais sobre o Google Now e as possíveis novas utilizações que para ele estão guardadas.
Esta novidade, que tem um grande grau de certeza, prepara-se para tornar o Google Now muito mais que um assistente pessoal, elevando-o a um estatuto onde consegue ajudar de forma ainda mais directa os utilizadores.