A Google está mesmo a apostar as suas cartas todas no Google Plus. Cada vez mais os serviços da Google estão a ser redesenhados para permitir uma total integração com a sua nova rede social. Por outro lado, cada vez mais os utilizadores estão a aderir ao Google Plus, o que vem dar força à Google para que desenvolva ainda mais este seu produto e traga para todos novas funcionalidades. Foi isso que aconteceu durante a passada semana, quando foram apresentadas quatro novidades importantes para este serviço.
Essas novidades vêm dotar do Google Plus de funcionalidades muito apreciadas, e uma em especial vem abrir o Google Plus a um vasto leque de novos utilizadores.
Segundo informação disponibilizada pela Google, após o primeiro mês de disponibilização total do serviço, esta rede já movimenta mais de mil milhões de itens partilhados diariamente e está em franco crescimento. Os dados revelados, para o mesmo período, sobre o números sobre os utilizadores que já tem registados mostraram que estes ultrapassaram já os 40 milhões, número que cresceu de forma exponencial após a sua disponibilização pública.
Google Plus para Apps
Uma das formas que a Google encontrou para ter ainda mais utilizadores na sua rede social foi a abertura deste serviço a todos os que tenham Google Apps. Assim, todos os que tenham contas de email empresariais fornecidas pela Google podem já registar-se com o seu endereço de email e começar a criar os seus círculos. De notar que antes de poderem usar este serviço nas contas Apps, este deve ser activado pelo administrador desse domínio.
Para além das funções de partilhas que existem no Google Plus, este tipo de utilizadores tem ainda a possibilidade de partilhar conteúdos dentro da sua organização. Todos os que tenham conta Google Plus associada à sua conta pessoal de email e que pretendam usar apenas a sua conta da organização, devem esperar mais algum tempo pois a Google está a desenvolver uma aplicação que permitirá migrar os dados entre essas duas contas.
Passam então a poder usar todas as ferramentas que o Google Plus disponibiliza para comunicarem com o mundo, através da vossa conta profissional, mas também passam a poder fazer uso dessas mesmas ferramentas para trabalharem com os vossos colegas.
Um outro grupo de novidades foi também disponibilizado para todos os utilizadores do Google Plus. São melhorias ao serviço, que vão permitir que possamos fazer uma utilização ainda melhor desta rede social.
What’s Hot
A primeira novidade é a possibilidade de termos acesso a conteúdos que a Google catalogou como importantes. O What’s Hot vai permitir terem acesso aos conteúdos mais importantes e com maior número de visualizações no Google Plus.
Desta forma conseguem ver muito mais informação para além daquela que os vossos círculos partilham. É uma janela aberta para tudo o que de mais importante se vai passando dentro do Google Plus.
Ripples
Depois foi apresentado o Ripples, que vos permite ver dados estatísticos sobre a partilha de conteúdos. Vejam de que forma um conteúdo é partilhado e disseminado neste rede depois de ter sido disponibilizado. Podem ainda ver comentários públicos e todo o que foi feito com esse conteúdo.
Creative Kit
Para terminar a Google apresentou Google+ Creative Kit, que mais não é do que um editor de imagens que passa a estar disponível dentro do Google Plus. Depois de carregarem uma foto para dentro da vossa conta Google Plus passa a poder editá-la.
Para além de poderem editar as vossas fotos podem também aplicar filtros de cor e outras opções de edição de imagem. A partir de agora podem tratar as vossas imagens directamente no Google Plus, sem terem de estar a fazê-lo no vosso computador antes de as submeter.
Todas estas novidades vão tornar o Google Plus ainda mais atractivo de usar e irá trazer ainda mais utilizadores para a rede social da Google. Esta está, lentamente, a dar passos de gigante e a tornar-se um sério concorrente às outras redes sociais que estão já implantadas na Internet.
O peso que a Google tem é uma alavanca muito grande para o Google Plus e será também responsável pelo sucesso que teve até agora. Vejamos se consegue manter esse ritmo de crescimento e se eventualmente algum dia conseguirá ultrapassar o seu concorrente mais directo, o Facebook.