…enquanto a App Store da Apple demorará alguns meses mais a atingir o valor!
A luta é renhida e não vem de agora. Google e Apple discutem constantemente os mais variados números: smartphones vendidos, aplicações descarregadas e compradas, aplicações disponibilizadas, enfim, um vasto leque de pequenas grandes rivalidades. Os fãs de cada marca vão contribuindo e levando por arrasto toda essa conjectura que, em certas ocasiões, atinge o limite do razoável.
Apesar do Android ter arrancado mais tarde que o iOS, actualmente é indiscutível o número de smartphones activados com este sistema operativo todos os dias e que lidera o mercado. Contudo, a Apple manteve a liderança no que toca ao volume de aplicações disponibilizadas aos utilizadores, pelo menos até Outubro do ano passado. Mas agora parece que o cenário está prestes a mudar e a Google Play apressou-se a tentar chegar ao 1.000.000 de aplicações, subindo a parada do desafio com a Apple que levará meses para poder também atingir essa marca.
OS números circula pela net e dão conta que, por exemplo, a Apple atinge 40 milhões de downloads e 775.000 aplicações totais alojadas na sua App Store. A verdade é que são números impressionantes, ainda para mais se tivermos em conta que esta cresce em média cerca de 641 aplicações por dia, ou seja, 19.230 aplicações por cada mês. Ora num cenário hipotético de assumpção de taxas de crescimento constantes, faltarão à Apple pouco mais de 11 meses até conseguir atingir na sua loja um milhão de aplicações.
No outro lado da barricada, o ecossistema Android tem vindo a apresentar números de crescimento mais rápidos. Podemos dizer que entre Setembro e Outubro de 2012, entraram 25.000 novas apps. Também aqui, se assumirmos uma taxa de crescimento constante, podemos afirmar que a Google Play, que conta já com mais de 775 mil apps, vai acelerada e em breve pode atingir o mítico número do milhão de apps. Com base na trajectória actual, podemos pressupor que a marca pode ser batida já em Junho de 2013.
Apesar de estarmos no campo da conjectura, alerto desde logo para evitar radicalismos e competições desnecessárias, é um facto que os níveis de crescimento Android são muito apetecíveis e acabam por não surpreender caso mesmo seja confirmada essa meta já em Junho de 2013.
A verdade é que declarações de Eric Schmidt, em Dezembro de 2011, frisavam claramente que “o interesse dos programadores no Android seria superior ao do iOS dentro de seis meses” – apesar de impreciso no tempo as declarações de Schmidt acabaram por se validar algo mais tarde e espelho disso mesmo é o actual mercado.
Será este um motivo para a Apple de re-pensar a sua situação ou o seu mercado é tão estável e forte que nada destes eventos a pode abalar? Trata-se simplesmente de apenas mais um comparativo de números ou uma vasta oferta, sem olhar à qualidade, pode levar à troca de utilizadores para o Android?