Pplware

Google Phone – rival do iPhone em Março

Com o início de 2009, a expectativa da entrada no mercado europeu do “Google phone” começa a aumentar, alimentada por rumores de que o G1 chega até Março, talvez numa versão actualizada e em telefones de várias marcas, para fazer frente ao iPhone da Apple.

Este promete ser o ano dos “Google phones”, mas só pelo que se vai publicando pela Internet, já que as confirmações oficiais de operadores ou fabricantes de telemóveis são nulas sobre o início da comercialização em Portugal do telefone “powered by Google”.

O G1, com sistema operativo da Google e equipamento móvel da HTC, chegou às lojas norte-americanas em Outubro de 2008, com um preço de 200 dólares e obrigatoriedade de um contrato com a T-Mobile de dois anos.

Concebido com características semelhantes ao iPhone, como um ecrã táctil, e outros melhoramentos, como uma câmara de três megapixéis, o G1 pareceu tornar-se num dos concorrentes mais poderosos do telemóvel da Apple, a par dos Blackberry. Depois dos Estados Unidos, o G1 começou a ser comercializado no Reino Unido.

Sobre o resto da Europa pouco ou nada se sabe. “Podemos dizer que estamos muito contentes como o ‘Android’ tem sido recebido desde o anúncio em Novembro”, comentou a Google numa informação enviada à Lusa, sem mais explicações.

Segundo informações que circulam na Internet em vários “sites” da especialidade, a HTC, LG, Motorola, Samsung e Sony Ericsson estão preparadas para lançar telemóveis com a plataforma Google durante o primeiro semestre de 2009.

O sistema operativo da Google para telemóveis, denominado ‘Android’, é distribuído em código aberto o que permite a programadores de outras empresas o desenvolvimento de aplicações compatíveis e melhoramento das actuais.

O primeiro trimestre de 2009 pode ainda ver nos Estados Unidos o sucessor do G1, apelidado de G2, materializado num HTC Touch, que pode dispensar o teclado físico para depender unicamente do ecrã táctil, informam vários “sites” de tecnologia.

Já a Apple, em 2009, pode preparar o lançamento de um iPhone Nano, um modelo mais pequeno do telemóvel/iPod e também mais barato, segundo um analista citado pela CNNmoney. No segmento de mercado dos telefones multimédia está previsto para 2009 o lançamento do Nokia N97 e do Blackberry Storm, ambos com ecrãs tácteis, câmaras fotográficas e leitores digitais de música e vídeo.cienciahoje

Exit mobile version