…para colocar no Safari o seu motor de pesquisa. O meandros dos negócios da publicidade atingem números escandalosos, isto numa perspectiva comercial banal, usual do dia a dia. O portal Bussiness Insider fez um artigo sobre o valor que custa à Google ter como motor de pesquisa predefinido no Safari existente no iOS para iPad, iPhone e iPod Touch o Google.
Segundo o relatório apresentado, a receita gerada pelas pesquisas vindas de despositivos Apple ultrapassou os 1,300 mil milhões de dólares no ano de 2011.
Este tipo de transacção é usual na Google, pagar para ver como motor de pesquisa nativo num sistema é conhecido, usado desde há muitos anos com a Mozilla, no Firefox. Claro que pode parecer mais estranho fazer este negócio com o seu rival do segmento mobile, a Apple.
O acordo permite que a Apple receba 75% do valor gerado pela Google através do seu motor de pesquisa, estamos a falar em mil milhões de dólares por ano.
Mas se a Apple recebe 75%, será vantajoso para a Google ter “apenas” 335 milhões de dólares e entregar ao concorrente uma valor na grandeza dos mil milhões?
Obviamente que sim. Estamos a falar numa verba de aproximadamente 335 milhões, mais a posição líder num segmento que floresce a cada dia que passa, estamos a falar numa aposta clara em dominar o maior mercado dos próximos dois anos. Isto é também uma forma de levar ao Android o motor que é líder em qualquer segmento, incluindo o mobile, trazendo claros dividendos desse domínio global. Claro que os 335 milhões são apenas uma gota, representam apenas 1% do valor líquido dos lucros da Google.
Embora hajam animosidades entre as gigantes da tecnologia, estas mantêm um negócios que cresce de forma exponencial, mas nem só das pesquisas vive este acordo entre as empresas, anualmente a Apple paga 4 a 10 dólares (dependendo do tipo de API utilizado) por lote de mil mapas gerados usando o Google Maps, são 17,8 milhões dólares facturados no ano de 2011.
O que vai acontecer com este acordo se a Apple abandona o Google Maps trocando por outras soluções? Também afectará o negócio da pesquisa? Como será a concorrência?
Nada é eterno, no entanto não parece provável que esta relação simbiótica entre a Apple e a Google esteja para terminar, no entanto não devemos esquecer que a Apple tem uma política de parcerias muito própria, que quebra frequentemente laços de anos, podemos dar como exemplos o caso no passado com a Microsoft e mais recentemente com a Intel. [via]