Pplware

Google multada na Alemanha por recolha ilegal de dados

O processo de recolha de imagens para o Street View esteve envolto em vários problemas. A Google inadvertidamente, segundo se justificou, recolheu vária informação em redes wifi abertas.

Este processo, que aparentemente estava terminado e resolvido, deu agora origem a uma multa do Governo Alemão, no valor de €145,000.

Segundo anunciou o Johannes Caspar, Comissário para a Protecção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo, a Google terá de pagar uma multa de €145,000 por ter recolhido de forma ilegal e sem autorização dados de redes sem fios durante o processo de recolha de imagens para o Google Street View na Alemanha.

Os dados que a Google recolheu durante este processo foram feitos sobre redes wifi abertas e incluíram os SSID’s, endereço MAC e dados pessoais sobre a utilização das mesmas redes.

Após anunciar em Maio de 2010 que, inadvertidamente, tinha recolhido dados das redes WiFi a partir dos carros do Street View, a Google anunciou que iria suspender a recolha de informações WiFi a partir dos carros e recolher toda frota de carros de modo a remover o equipamento e discutir o sucedido com os reguladores locais.

Em alguns países europeus o problema ficou sanado com a eliminação dos dados e com alterações no modelo de recolha. Mas na Alemanha houve uma queixa para que fosse iniciada uma investigação sobre este processo.

Ao fim de quase dois anos o processo foi arquivado por não ter sido encontrado qualquer violação geral da lei criminal Alemã. No entanto foi iniciado um outro processo para averiguar a extensão dos dados recolhidos.

In my estimation this is one of the most serious cases of violation of data protection regulations that have come to light so far. Google did cooperate in the clarification thereof and publicly admitted having behaved incorrectly. It had never been the intention to store personal data,
Google said. But the fact that this nevertheless happened over such a long period of time and to the wide extent established by us allows only one conclusion: that the company internal control mechanisms failed seriously

Para ajudar neste processo e entender a extensão da informação recolhida a Google entregou à autoridade para a protecção de dados de Hamburgo vários discos que continham a informação recolhida.

Para além da multa aplicada à Google esta foi ainda ordenada a eliminar os dados recolhidos e a permitir que uma entidade independente verifique esse processo.


Homepage: Decisão do Comissário para a Protecção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo

Exit mobile version