Embora os tablets sejam um paradigma que não é novo, a realidade é que foi recentemente reinventado de modo a trazer o máximo de conforto e mínimo de interacção por parte do utilizador. Como é do senso comum, estes dispositivos são baseados em gestos tácteis, infelizmente a grande maioria de sites disponíveis na Internet não estão optimizados para toque. Contudo, agora pode pesquisar de forma mais optimizada no motor de pesquisa Google.
A Google está atenta ao papel fundamental dos novos dispositivos tablet e num esforço para melhorar a experiência de pesquisas no seu motor de pesquisas, lançou uma versão online optimizada para tablets. De entre as optimizações, o layout dos resultados de pesquisa foi simplificado e foi também aumentado o tamanho da área de visualização resultados obtidos.
O botão de Search (Pesquisa) localizado abaixo da caixa de pesquisa disponibiliza um acesso rápido a diferentes categorias de resultados como, Imagens, Videos, Locais, etc… Basta um toque para abrir um menu de pesquisa e seleccionar a opção correspondente à categoria que deseja.
Para os resultados das pesquisas na categoria imagens, a experiência de visualização é significativamente melhorada, já que foram aumentadas as pré-visualizações das imagens, melhorada a opção de scroll contínuo e feitas optimizações de modo a resultarem em incrementos de velocidade no descarregamento das imagens de pré-visualização.
A actualização está para já apenas disponível para os modelos iPad e tablets com o Android 3.1 ou superior. Para testar basta apontar o seu tablet para o portal www.google.com e ver se nota alterações no seu browser. [via]
No Android em versões inferiores à 3.0 (Honeycomb), com recurso a um browser como o Dolphin Browser HD (ou outro que permita alterar o user agent), é possível usar as novidades da pesquisa do Google para Tablets bastando para isso mudar o user agent para iPad ou, em Custom, escrever “Android 3.1“.