Já muita tinta se gastou a escrever sobre as redes sociais. Tanto sobre as suas vantagens, como sobre algumas limitações. Mas é verdade que as redes sociais são um grande atractivo na Internet. Dentro de todas elas, o Facebook, sem dúvida, é a mais popular. Mas recentemente surgiram rumores que alguém a quer superar. Nada mais, nada menos que a Google.
Após a aquisição do Orkut, surgiram rumores de que a Google estaria interessada na criação de uma rede social, para competir com as demais, principalmente com o Facebook, visto esta estar a ter um enorme sucesso entre os cibernautas.
Tais especulações foram iniciadas por Kevin Rose, fundados da Digg, via Twitter, ao revelar que a Google estaria a trabalhar num serviço social designado Google Me. Após esta afirmação, algumas personalidades, como Adam D’Angelo, ex-executivo do Facebook e criador do Quora, confirmaram o projecto, referindo mesmo “Não é um rumor, é um projecto real. Existe um grande número de pessoas a trabalhar nele. Estou completamente seguro sobre a veracidade do Google Me”
No entanto, ainda não há provas que o projecto seja real, nem mesmo indicações de características do mesmo.
Outra opinião vem do site CNET, que refere que este é um projecto dentro do Google Profiles, e irá criar um sistema de actualizações, semelhante ao do Facebook, e inserir aplicações. O site acredita que o objectivo do Google Me é ser um anti-Facebook, isto é, uma rede de relacionamentos, com controlo de privacidade e que possibilite, de forma fácil, a exportação dos dados do utilizador, para outros locais da Internet.
Por cá, esperamos por mais informações, mas talvez uma Rede Social da Google não seja apenas rumor…