A inovação faz-se de pequenos pormenores e o Google sabe disso. Hoje, aumentado as funcionalidades da sua ferramenta de geo-referencia, o Google lançou o Labs no serviço Google Maps. esta inclusão vem optimizar e fortificar uma das mais famosas ferramentas do Google.
Passamos então a ter uma porta onde podemos vislumbrar as novidades que vão sendo criadas dentro da empresa e que ainda não estão maduras (ou que são dúbias quanto à utilidade) para serem apresentadas e dadas a uso aos utilizadores finais.
O Labs tinha apenas sido disponibilizado em algumas ferramentas do Google, tais o Gmail ou Docs. Tal como referi antes esta é a forma da Google testar novas funcionalidades nas suas aplicações que estão a maturar ou que é necssário verificar a aceitação por parte do utilizador.
As novas funcionalidades apresentadas são as seguintes:
- Drag ‘n’ Zoom – Passa a ser possível fazer Zoom de forma simples, bastando para isso definir a área que pretendemos ver aumentada
- Aerial Imagery – Adição de vistas aéreas de certas zonas o que nos permitirá ter uma prespectiva diferentes das áreas em visualização. Essas imagens são passiveis de serem rodadas e têm alta resolução. Actualmente ainda existem poucas áreas disponiveis, mas novas seram adicionadas.
- Back to Beta – Coloquem de novo o vosso Google Maps com a tag Beta.
- Where in the World Game – Testem os vossos conheçimentos de Geografia. Identifiquem qual o país que vos é mostrado e tentem bater o record.
- Rotatable Maps – Podem agora rodar os mapas conforme o vosso gosto, à imagem do que acontece com o Google Earth.
- What’s Around Here? – Adiciona uma segunda caixa de pesquisa que efectua procuras dentro da área geográfica que estão a visualizar.
- LatLng Tooltip – Mostra uma tooltip com a latitude e longitude do ponto onde o rato está.
- LatLng Marker – Adiciona uma opção no menu de contexto que permite deixar um mini marcador num ponto com a indicação da latitude e longitude desse local.
- Smart Zoom – Esta opção permite que deixemos de ser brindados com a mensagem que indica que não existe imagem para ser mostrada. Passa a ser feita uma verificação da existencia de imagem para servir. E caso não exista não permite zoom até essa profundidade.
Para activarem estas funcionalidades só têm de aceder com a vossa conta Gmail ao Google Maps e clicarem no ícone do Labs.
Depois disso será aberta uma nova janela que vos mostrará as funcionalidades disponiveis e só têm de activar as que pretendem ter no vosso Google Maps.
Caso estejam com problemas ou se pretenderem desactivar o Labs no vosso Google Maps basta que coloquem o seguinte “http://maps.google.com/maps?ftr=0” na vossa barra de endereço.