Começou ontem a ser vinculado pela Internet rumores de que a Google estaria a testar mais uma alteração à sua página de resultados de pesquisa do seu motor de busca. A notícia tem vindo a crescer e alguns dos principais sites de notícias confirmaram já com imagens a novidade.
Pelas imagens e descrições que têm surgido irá passar a estar disponível para os utilizadores do motor de busca da Google, uma pré-visualização dos sítios web apresentados como resultados.
Com a novidade que está agora em testes, os utilizadores deixam de ter a necessidade de abrir as páginas que são apresentadas nos resultados das pesquisas para confirmar se o que pretendem está onde pensam estar.
Esta nova funcionalidade ainda está apenas disponível para um grupo restrito de utilizadores e não está a ser mantida, ou seja, é disponibilizada a alguns utilizadores e depois deixa de estar disponível.
As páginas de pré-visualização, conforme podem confirmar pelas imagens, estão a ser exibidas na zona direita da página de resultados, uma zona tipicamente reservada a publicidade e links pagos. A confirmar-se esta novidade, a Google terá de encontrar um novo local para apresentar essa publicidade ou um método de garantir que esses links estão visíveis.
Segundo as descrições, para além da visualização da página é ainda apresentado e destacado a zona da página onde o texto pesquisado pode ser encontrado. Desta forma fica mais simples encontrar a informação a quem a pesquisou.
Os resultados que estiverem disponíveis para serem pré-visualizados estão marcados com uma pequena lupa no final e basta passar com o rato por cima do texto da página para que seja apresentada uma imagem da página.
A Google, num comunicado muito vago, limitou-se a declarar o seguinte, não confirmando a existência desta novidade ou dos testes em curso:
“At any given time we are running between 50-200 search experiments. You can learn more on our blog.“
Esta novidade pode ser parcialmente vista já há algum tempo no motor de pesquisa da concorrência, o Bing. Este motor de pesquisa apresenta já excertos de textos das páginas apresentadas nos resultados. A Google, empresa que inova mesmo quando supostamente replica as funcionalidades de serviços similares aos seus, melhorou esta novidade e torná-la-á maior e melhor do que o que é apresentado pela concorrência.
Vamos então aguardar por desenvolvimentos e pela disponibilização desta funcionalidade a todos os muitos utilizadores do motor de pesquisa da Google.