Pplware

Google lança Latitude para iPhone

A quantidade de serviços que a Google tem permite-lhe usá-los em conjunto e dai surgirem novas ferramentas muito interessantes. O Google Latitude é uma dessas ferramentas. Usando a capacidade que os telefones e os browsers têm de saber a sua localização e misturando-a com o seu Google Maps consegue-se ter uma ferramenta que nos dá a localização dos nossos amigos e família em tempo quase real.

Esta ferramenta não é nova, existindo uma versão para o browser e para alguns sistemas operativos de telemóveis, tais como Android, BlackBerry, Nokia e agora para iPhone. Está assim quase completa a totalidade deste tipo de equipamentos e a disponibilização deste serviço a um grande leque de utilizadores.

O serviço Latitude permite manter um registo das suas localizações e apresentá-las directamente no Google Maps. Posteriormente pode partilhar essa informação com os seus amigos ou familiares. Pode ainda usar aplicações que podem ser embebidas em páginas web e assim indicar ao mundo por onde tem andado.

Naturalmente que pode aumentar ou diminuir o grau de detalhe da sua localização, podendo definir se pretende que a sua localização seja ao nível de rua, cidade, região, país ou continente. Conseguem assim preservar-se a privacidade de cada utilizador.

Recorrendo ao serviço web consegue consultar a lista das suas localizações num histograma, sendo mostrada toda a informação num mapa e assim perceber por onde tem andado.

Podem ainda consultar alguma informação sobre as pessoas com quem tem a informação partilhada e que partilham consigo.

A aplicação que foi agora disponibilizada para os equipamentos “móveis” da Apple tem as mesmas características e funcionalidades que as que existiam já para os restantes SO’s móveis.

Podem consultar a vossa posição e a dos vossos amigos. Para cada um dos contactos é mostrada, na interface principal, a sua localização, a data em que foi obtida e a distância a que se encontra de si. Se pretender ter um maior grau de pormenor de cada um dos contactos deve apenas seleccioná-lo.

A informação que lhe é apresentada para cada contacto é a sua última localização guardada e que será mostrada sobre um mapa da Google. Podem ainda interagir com esse contacto podendo enviar-lhe um email ou ligar-lhe para o contacto. Se pretenderem podem ainda receber indicações de como chegar até o local onde esse contacto está, através do Google Maps.

É também ai que podem afinar as definições de privacidade e indicar se pretendem alterar, revogar ou alargar a informação de localização.

Esta aplicação agora disponibilizada esteve para aprovação na Apple durante mais de um ano e este inclusive publicada por algumas horas no passado fim de semana. Após ter atingido a maturidade que a Apple requer foi finalmente apresentada ao público e está disponível para todos os utilizadores de iPhone (3GS ou mais recente), iPad ou iPod Touch (terceira e quarta geração). Requer ainda que tenham instalado pelo menos a versão 4 do IOS.

Se são utilizadores deste serviço podem começar a utilizá-lo nos vossos equipamentos Apple e assim partilhar com os vossos amigos as vossas “andanças”. Se usam outros sistemas operativos aconselho que testem a versão disponível para o vosso equipamento.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: iOS 4.0+ Download: Google Latitude [2.9MB] Homepage: Google Latitude

Exit mobile version