Numa altura em que se especula o lançamento do próximo smartphone da família Nexus, desta vez por parte da LG onde já foi vista inicialmente esta versão 4.1.2 a correr num protótipo, a Google não pára o desenvolvimento e respectiva actualização do seu sistema operativo Android, tornando-o assim cada vez mais refinado.
Jean-Baptiste Queru, o líder técnico do Android Open Source Project (AOSP) e habitual informador de actualizações e novidades relacionadas, comunicou ontem que o Android 4.1.2 iria ser lançado para o AOSP durante o mesmo dia. Trata-se de uma minor release mas há outras novidades.
Embora o Nexus 7 não seja um equipamento oficialmente disponível em Portugal, é possível comprá-lo a partir de vários locais online, como o eBay UK, Amazon UK ou outros. É sem dúvida o tablet Android com melhor relação qualidade/preço e é o dispositivo que actualmente merece mais atenção por parte da Google. Caso não possua um, poderá usufruir muito brevemente das novidades da versão 4.1.2 caso utilize uma ROM não oficial baseada no AOSP.
As novidades desta actualização resumem-se em melhorias gerais no desempenho e na estabilidade, correcção de bugs e possibilidade de orientação horizontal (landscape) no Homescreen do Nexus 7. O update fornecido OTA (over-the-air) tem uma dimensão de 31.3MB e a build é a JZO54K.
Sabe-se que a disponibilização inicial da actualização é apenas para uma quantidade reduzida de utilizadores (eventualmente para aguardar algum feedback) e será muito brevemente disponibilizada a todos os utilizadores. Caso tenha mais “urgência”, pode seguir este procedimento para o fazer manualmente, sem necessitar de acesso root. [via]
Além desta actualização sabe-se ainda que o modelo Nexus 7 de 16GB está a chegar ao final da linha e será substituído por uma versão superior de 32GB, apontam os rumores. Não há ainda certezas quanto ao preço que será praticado nas versões de 8GB e 32GB após a retirada do modelo de 16GB.
Curiosamente, o rumor – que no fundo foi uma certeza, embora não confirmada oficialmente – surgiu de um japonês que, ao comprar à Google o modelo de 16GB, recebeu um modelo com 32GB. Dado isso espera-se que surja oficialmente uma versão de 32GB antes da altura do Natal e, o “novo modelo” ainda mais barato que se especulava que fosse lançado, será provavelmente o modelo de 8GB a um preço ainda mais acessível.