A Google anunciou uma nova interface, e um reforço da infraestrutura que a torna rápida e com uma maior capacidade de previsão. O Google Instant vem tornar a pesquisa mais fácil, ao apresentar aos utilizadores, resultados de pesquisa na própria página principal à medida que vão escrevendo na caixa de pesquisa.
A Google estima que o Instantâneo permita a um utilizador comum, poupar entre 2 a 5 segundos em cada pesquisa. Se todos os utilizadores do Google usassem o Instant seria possível poupar mais de 11 horas por segundo.
Esta funcionalidade está disponível para todos os utilizadores através do google.com em inglês e também, para os utilizadores com contas Google activas na Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido. O Instant estará igualmente disponível para todos os utilizadores na Rússia.
O objectivo da Google é tornar o processo de pesquisa de informação mais rápido e, por isso, todos os segundos contam. Do Google suggest – que a partir de hoje passa a ter o nome de “Google autocompletar” – a Google aprendeu que a previsão dinâmica daquilo que os utilizadores pesquisam reduz em 50% o tempo que demoram a escrever uma pesquisa comum.
A Google sabe há muito que, caso pudesse prever as pesquisas, poderia também prever os resultados, e tem vindo a enfrentar diversos desafios técnicos, e de design, antes de poder torná-lo realidade.
Com o Google Instantâneo, um utilizador nem precisa acabar de escrever, ou carregar em “Enter” para pesquisar. A nova funcionalidade oferece:
- Resultados dinâmicos – Os resultados de pesquisa relevantes, são apresentados dinamicamente à medida que se escreve na caixa de pesquisa, de modo a permitir uma interacção rápida e clicar nos conteúdos nos quais estamos interessados.
- Previsão de texto – Prevê o resto da pesquisa do utilizador numa linha de texto cinza, antes mesmo de acabar de escrever. Basta olhar e encontrar o que procura.
- Percorra a pesquisa – Percorra as previsões e veja instantaneamente os resultados para cada uma, à medida que passa por cada uma delas.
O Instant está a impulsionar os limites da tecnologia e da infra-estrutura. Para uma pesquisa típica, a Google estima que serão apresentados entre 5 a 7 vezes mais resultados do que anteriormente. Com o Google a apresentar mais de mil milhões de pesquisas diárias, foi necessário encontrar formas para exibir, de forma eficiente, todos estes conteúdos.
A Google espera poder disponibilizar esta funcionalidade noutros idiomas e domínios, ao longo das próximas semanas e meses.