Pplware

Google: HTTPS para pesquisas dos utilizadores autenticados

A segurança dos nossos dados é uma preocupação constante. Para além da segurança física desses dados, devemos ter em consideração a segurança com que esses dados são transmitidos ou acedidos através da Internet. Sempre que acedemos a redes que não controlamos estamos a expor-nos a potenciais roubos de informação e a que sejam descobertos dados referentes às navegações que fazemos.

Cientes destes problemas, os maiores sites da Internet têm disponibilizado aos seus utilizadores versões seguras dos seus sites, recorrendo à cifra SSL e ao protocolo HTTPS. A Google agora anunciou que os seus utilizadores devidamente autenticados vão passar a ser redireccionados para a versão segura da página do motor de pesquisa.

Com a disponibilização desta nova funcionalidade a Google vem obrigar-nos a ter medidas de protecção mesmo que nos esqueçamos de as activar ou usar.

Ao estarmos a usar a versão segura do motor de pesquisa da Google garantimos que todos os dados entre o nosso computador e os servidores da Google estão protegidos. Mesmo que um atacante tenha acesso aos dados estes estão cifrados e por isso são incompreensíveis.

Apesar de esta medida se aplicar apenas aos utilizadores autenticados, todos os que pretendam usar a página cifrada do Google só têm de colocar no browser o endereço da página cifrada da Google.

Esta alteração vai limitar em grande medida a recolha de informação por parte dos sites sobre a proveniência dos seus visitantes pois apenas será apresentada a origem da visita e não a query que deu origem ao resultado apresentado. No entanto, a Google comprometeu-se a disponibilizar essa informação a todos os administradores de sites que tenham conta no serviço Google Webmaster Tools.

Esta alteração apenas será disponibilizada a todos os utilizadores dos serviços Google durante as próximas semanas. Por essa razão não estranhem se ainda não forem redireccionados ao acederem à página de pesquisa da Google.

Uma outra curiosidade do motor de pesquisa da Google foi apresentada ontem. Este serviço passou a possibilitar sabermos qual o nosso endereço IP através de uma pesquisa. Para o testarem basta que acedam ao Google e, na versão Inglesa, colocarem como pesquisa My IP.

A Google consegue assim dar uma informação importante e à qual nem sempre temos acesso de forma simples. Ou recorremos a sites para nos dar essa informação, que muitas vezes acedemos via Google, ou temos de ir ver ao equipamento que liga ao nosso ISP.

Se pretenderem está disponível uma página com a explicação dos dados que forem apresentados. Podem consultá-la neste link.

Mais uma vez a Google aposta na segurança dos seus utilizadores e dos seus serviços. Depois de disponibilizar o acesso via HTTPS nos seus principais serviços, força agora os utilizadores a tomar medidas de segurança adicionais mesmo sem que estes tenham a percepção destas.

Habituem-se a usar as versões seguras dos serviços que usam, independentemente do loca de onde lhes estão a aceder. Estes passos adicionais de segurança fazem diferença quando pretendem manter os vossos dados seguros!


Homepage: Google

Exit mobile version