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Google ganha menos com Android e mais com iOS

A Google ganhou desde 2008 até aos dias de hoje cerca de 550 milhões de dólares com o seu sistema operativo Android. Estes dados foram retirados do processo de propriedade intelectual que a Oracle moveu contra a Google.

Esta verba que a Google declarou no processo é um retorno muito inferior ao que a Google consegue com os serviços disponibilizados no iOS da Apple.

Segundo Charles Arthur do The Guardian, estes valores foram declarados pela Google no processo que a Oracle moveu pelos direitos da propriedade intelectual e respectiva indemnização requerida à Google por danos financeiros. Obviamente que estes poderão ser valores diferentes da realidade para que o valor a pagar não seja mais avultado.

Mas Charles Arthur vai um pouco mais longe e deixa um cálculo do potencial valor a pagar à Oracle:

A oferta de 2.8 milhões de dólares, à taxa acordada de 0.515%, sugere que o valor da receita total do Android, desde o seu lançamento no início de 2008 até final de 2011, fosse de 543 milhões de dólares.

A base de pagamento por infracção de patentes é calculada por equipamento com base numa taxa fixa, dentro da gama que está a infringir a lei.

Neste momento a Google ganha cerca de 2.5 mil milhões de dólares por ano no segmento Mobile, grande parte deste retorno financeiro é derivado da publicidade, e os números mostram que grande parte dessa fatia vem de dispositivos com iOS. Quer isso dizer que o restante, uma parte bem menor chega dos dispositivos com Android e a maior do iPhone.

Segundo alguns números deixados no ano passado, a Google responde por 97% de todas as consultas de pesquisa móvel, que é um número brutal, se não mesmo incrivelmente surpreendente. Mas, segundo o testemunho da própria Google, alguns 2/3 do número são originários de dispositivos com iOS e não com Android.

Ora se fizermos as contas, percebendo que já passaram 3 anos desde 2008, é extremamente provável que o Android tenha feito três milhões de dólares em receitas em 2011, fazendo as receitas do iPhone algures acima da marca dos 2 mil milhões no mesmo ano, tal como a maioria das percentagens.

O questão não é apenas relativa à quantidade de pesquisas. Note-se que a Google é uma empresa que vive e lucra essencialmente a partir de publicidade. Enquanto que esse negócio, a partir dos PCs, se encontra com excelentes prestações, é bastante claro que, mais cedo ou mais tarde, o mercado Mobile se torne na plataforma principal de acesso à Internet em todo o mundo.

É óbvio que a receita a partir de publicidade não cresce em igual dimensão comparando com as pesquisas, numa proporção de 1:1, mas dá para ter uma ideia da importância que a plataforma iOS tem nas receitas da Google. O sistema operativo Android está a crescer acentuadamente, com 850 mil activações diárias, e cada uma delas é uma fonte potencial de receitas em publicidade para a Google.

Mas o sistema operativo móvel da Apple está a crescer muito e os números mostram que a navegação é maioritariamente feita em dispositivos com iOS e não com Android. Devido a isso, o impacto na receita da Google dos dispositivos Apple é enorme, provavelmente mais do que os 2/3.

Actualmente sabemos que grande parte dos dispositivos existentes no mercado Mobile é equipado com Android, mas a Google quase nada ganha em comparação com o que ganha nas pesquisas nos equipamentos com iOS. Se o negócio Android é sustentável neste momento é apenas algo que a Google pode responder, mas até agora não parece estar a ser de todo rentável, bem pelo contrario. O real problema, é que a Google não pode deixar de estar no negócio dos equipamentos Mobile, mesmo que isso esteja a custar à Google milhões de dólares.

Isso também ilustra o quão perigoso pode ser para o negócio móvel da Google se a Apple dispensar a Google como um fornecedor de mapas em todos os serviços que equipam o iOS. [via]

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