Mais uma vez a Google dispara e acerta em cheio. As imensas funcionalidades que nos habituámos a ter no Google Docs voltaram a ser enriquecidas. E desta vez para além de pequenos retoques e novas funcionalidades nas ferramentas de edição de documentos é a vez de temos disponível uma ferramenta de edição e criação de imagens.
O Google Drawing é a mais recente ferramenta que os utilizadores do Google Docs podemos usar para elevar a sua produtividade um degrau acima da maioria. E mais uma vez encontra-se perfeitamente integrada e com o look & feel da Google e do Google Docs.
Google Drawing
Esta nova ferramenta não é própriamente uma novidade pois desde há cerca de um ano que era possível adicionar imagens desenhando-as ou importando de fontes externas. No entanto a Google decidiu passar de uma opção e uma ferramenta incorporada nas restantes aplicações Docs para uma aplicação com presença e utilidade própria.
Passa então a ser possível criar ou editar imagens, fluxogramas e diagramas de forma colaborativa e em tempo real, tal como fazemos com qualquer outra ferramenta do Google Docs. E esses desenhos podem ser copiados para qualquer documento de texto, folha de calculo ou apresentação utilizando o Clipboard Web. Pode ainda ser tornado público ou partilhado como outro qualquer documento do Google Docs.
Esta nova ferramenta está pública para todos os utilizadores e pode ser acedida pelo menu Criar novo e ai dentro escolher Desenho. Aconselhamos que testem esta nova ferramenta pois tem imenso potencial!
Mas como não poderia deixar de ser a Google nãoo se ficou pela apresentação do Google Drawing. Apresentou ainda algumas outras novidades que abrangem vários níveis e características das suas ferramentas.
Documentos de texto e folhas de cálculos
As novidades a este nível são duas. E ambas tentam facilitar a migração dos utilizadores das suites de produtividade dos PC’s para a plataforma de produtividade alojada na web Google Docs. Foram aproximadas as ferramentas existentes fora da plataforma com as que podem ser encontradas para tornar esta transição o mais suave possível. E apenas foram disponibilizadas agora devido a limitações existentes até à pouco nos browsers.
O editor de documentos de texto viu ser melhoradas as opções de formatação de texto passando a estar incluída uma régua de margem, melhor numeração e bullets e a integração de imagens passa a ser mais flexível. Estas novidades do editor de texto ainda não disponíveis mas devem sê-lo nos próximos dias.
A folha de calculo também recebeu novidades e passou a ter integrada uma barra de edição de formulas, auto-completar de células, drag-and-drop de colunas e muitas outras coisas.
Estas funcionalidades da folha de calculo estão já disponíveis para todos os utilizadores e podem desde já ser utilizadas. Para aceder a elas deve criar uma nova folha de cálculo e deverá ter no topo um link com o texto Versão nova. Clique ai e depois em Experimente a nova versão.
Maior fiabilidade na importação de documentos
A ferramenta de importação de documentos do seu PC para a nuvem foi fortalecida e está agora mais robusta por forma a facilitar este processo. Os documentos importados vão passar a manter com maior frequência a formatação original ou uma muito aproximada da desejada.
Colaboração mais rápida e melhorada
Uma das características muito apreciadas pelos utilizadores do Google Docs é a capacidade de edição simultânea de documentos e a possibilidade de ver as alterações acontecerem na hora. Esta funcionalidade foi optimizada permitindo agora que os utilizadores vejam as alterações a serem feitas por outros à medida que os caracteres são escritos (letra a letra). Foi ainda alargada a capacidade de colaboração para 50 utilizadores em simultâneo.
Uma ultima alteração que será aplicada no dia 3 de Maio de 2010 é a desactivação da possibilidade de edição off-line de documentos (Gears). Esta medida não é definitiva mas sim temporária. Esta necessidade deve-se à necessidade de ser encontrada uma alternativa à actual pois estas novidades todas assentam na sua maioria em HTML5. Assim que exista uma alternativa viável esta opção, que tantos utilizadores usam, será activada.
Provavelmente estas novidades foram a razão para o fim do suporte da Google ao IE6 e outros browsers mais antigos. O dia 1 de Abril já passou e agora aparecem novidades que só podem ser aproveitadas pelos browsers mais recentes e comsuporta para as novas tecnologias, como o HTML5.
Curiosamente o titulo da apresentação de todas estas novidades foi “Laying the foundation for a new Google Docs”. Será este o inicio de um novo caminho para o Gogole Docs? Iremos ter a possibilidade de eliminar as ferramentas chaves dos nossos computadores e passar a ter tudo na nuvem? O que de novo ainda podemos esperar desta já tão completa ferramenta?