Pplware

Todas as melhorias que a Google vai aplicar no Drive em breve

O dia de ontem foi recheado de novidades para a Google. Resultado das apresentações que foram feitas na conferência I/O, ficou a saber-se de todas as novidades que a empresa tem estado a preparar e que irá lançar nos próximos meses.

Uma dessas novidades, provavelmente uma das menos vistas, incidiu directamente na sua suite de produtividade e em vários aspectos desta.

São várias melhorias e novidades que vão poder ser experimentadas brevemente por todos os que fazem desta suite a sua escolha para trabalhar.

O Drive tem ao longo dos anos sofrido algumas melhorias que o tornam uma das suites preferidas por todos os que precisam de criar textos, folha de calculo ou apresentações, sem terem de recorrer aos modelos tradicionais.

A maior vantagem do Drive, para além da sua integração plena com o resto do ecossistema Google, é o facto de ser completamente gratuita e ter incorporado espaço de alojamento generoso e também gratuito.

Foram várias as novidades que a Google apresentou para esta suite na conferência I/O, e vamos agora conhecê-las em pormenor.

Compatibilidade com o Office da Microsoft

Finalmente a Google conseguiu trazer para o Drive a compatibilidade completa com os formatos dos documentos do Office.

Isto significa que podemos finalmente abrir e editar qualquer documento vindo desta suite, gravando no final no mesmo formato e mantendo toda a formatação que este trazia.

Esta compatibilidade vai estar presente em todas as plataformas onde podemos usar o Drive.

Edição Offline

Outro pormenor que foi apresentado e que está de volta ao Drive é a possibilidade de criarmos ou editarmos qualquer dos documentos que tenhamos na nossa conta, mesmo que não exista qualquer ligação à Internet.

Esta não é uma novidade no mundo da suite de produtividade da Google, mas que depois de ter sido removida há algum tempo atrás, volta agora de forma plena e em todas as plataformas onde o Drive está presente, independentemente de ser no Android, iOS ou na Web.

Aplicações Android distintas

Depois de terem lançado versões independentes das duas das três aplicações que compõem o Drive, a Google anunciou agora a chegada da aplicação em falta.

O Slides vai ser lançado muito em breve e fará companhia às outras duas (Docs e Sheets) já existentes.

Estas aplicações permitem que editem, de forma particular cada tipo de documentos que o Drive suporta.

Trabalho colaborativo facilitado

Uma das funcionalidades que o Drive dá aos seus utilizadores é a possibilidade de haver trabalho colaborativo em tempo real.

Qualquer alteração que um utilizador faça num momento é de imediato reflectiva em todas as versões que outros colaboradores tenham em edição.

Mas surge agora uma nova forma de colaboração, de nome “suggested edits”, em que os colaboradores podem usar para recomendar alterações ou texto a quem esteja a editar uma determinada parte do documento.

Compete depois ao editor aceitar ou rejeitar essas alterações. Para além destas recomendações é também possível deixar comentários nessas áreas

Uma nova imagem por aplicação

A Google anunciou também que vai mudar a imagem do Drive, separado as aplicações da suite em endereços distintos, para um acesso mais simples.

Assim, e dentro de duas semanas, vai ser possível aceder a endereços directo para cada um dos serviços (Docs – google.com/docs, Sheets – google.com/sheets e Slides – google.com/slides).

Nessas novas páginas os documentos vão ser apresentados de forma organizada, mostrando os que mais recentemente foram usados e editados.

Com a instalação da extensão Office Editing for Docs, Sheets, and Slides vai ser possível editar os documentos em formato Office ou outro directamente num separador do Chrome e, depois de devidamente configurada , podem também usar a opção de edição offline.


Homepage: Google Docs

Exit mobile version