No último ano a Google alterou bastante a sua plataforma de produtividade, o Google Docs. Passou de ser um simples editor de texto, folha de cálculo e criador de apresentações para ser também uma plataforma de criação de desenhos e um repositório de ficheiros de qualquer tipo. Com o aumentar do tipo de ficheiros disponíveis a confusão no acesso a esses ficheiros aumentou de forma natural.
Para trazer um pouco mais de arrumação e simplicidade de utilização desta sua plataforma, foi agora apresentada uma alteração profunda à lista de ficheiros que estão disponíveis quando acedermos ao Google Docs.
A maior novidade que foi apresentada foi a forma como nos são apresentados os ficheiros que temos disponíveis. Deixou de estar acessível uma simples lista de documentos ou outros ficheiros para termos informação muito mais detalhada sobre cada um deles.
Foram ainda adicionados vários tipos de filtros que vos vão permitir aceder com simplicidade aos ficheiros que ai têm guardados. À semelhança do que foi disponibilizado no final do ano passado, também agora o Google Docs tem uma zona de documentos prioritários. Outros filtros estão também disponíveis, desde os mais avançados até aos simples ordenar por nome ou por última edição.
O enfoque foi também dado à forma como podemos ver as propriedades de cada um dos ficheiros. Passou a ser possível ter acesso a uma pré-visualização de cada um dos documentos e a ter a possibilidade de ver vídeos directamente da interface principal numa coluna que estará colocada no lado direito da interface. Ai vão também poder consultar informação diversa sobre esse ficheiro.
Foi ainda adicionado um visualizador de imagens, que vem complementar a capacidade que tinha sido já anunciada e que permite visualizar vídeos directamente do Google Docs.
Outra alteração que vão com certeza notar é o aparecimento das “colecções” e que vêm substituir as pastas. As colecções foram criadas para juntar o que de melhor têm as etiquetas e as pastas. Um documento ou um ficheiro pode ser parte de várias colecções, as colecções podem ser criadas de forma hierárquica, tal como as pasta no vosso computador, e podem ser partilhadas tal como os ficheiros.
Estas novidades vão ser disponibilizadas durante os próximos dias e para que as compreendam melhor a Google recomenda que quando forem notificados da sua existência sigam a visita guiada para que tomem conhecimento de todas as possibilidades que a nova lista de documentos do Google Doc vos proporciona.