Um dos maiores problemas apontados às plataformas de criação de documentos na Web é a utilização de formatos proprietários e a impossibilidade de serem usados outros formatos.
A Google tem tentado dar à sua suite de produtividade a capacidade de trabalhar com o máximo de formatos possíveis, abrindo-a assim a um número ainda mais elevado de possíveis utilizadores.
São já muitos os formatos suportados, com prioridade aos mais conhecidos, e agora juntam-se a estes um dos mais pedidos, o ODF, normalmente usado no OpenOffice e em suites similares.
A inclusão destes novos formatos no Google Drive vem trazer a possibilidade de serem importados documentos criados nas plataformas que usam o standard aberto para a criação de documentos.
Tipicamente usados em aplicações como o OpenOffice e outras similares, estes podem agora ser trabalhados directamente nas ferramentas de produtividade da Google.
Os formatos ODF que para já estão a ser suportados pelo Google Drive são o .odt para documentos, .ods para folhas de calculo e .odp para apresentações.
Ao contrário dos ficheiros da suite Office da Microsoft, o Google Drive apenas permite para já a importação e edição destes novos formatos, não havendo ainda a possibilidade de os exportar nesses mesmos formatos.
A forma de importar estes novos formatos é em tudo idêntica ao que antes se fazia para os restantes, havendo depois dentro do Google Drive a opção de os abrir directamente com as três possíveis aplicações associadas – Documentos, Folhas de calculo ou Apresentações.
Para além desta novidade, a Google tem estado activamente a melhorar o Google Drive e o suporte para outros formatos.
Foi recentemente adicionado também suporte para formatos mais complexos do Office. Passou a ser suportado o formato SmartArt, original de apresentações mais antigas do Powerpoint.
Na semana passada foi também melhorado o suporte para a exportação de ficheiros, com a inclusão de células unidas no Word e a numeração dos slides no Powerpoint.
Está agora mais fácil usar o Google Drive para a edição de documentos, seja em que formato for. O suporte para os formatos ODF vem abrir o Drive a uma comunidade ainda maior e que estava excluída devido à falta da capacidade de importação destes formatos.
É ainda um suporte muito inicial, mas abre as portas para que este formato aberto fique mais perto das funcionalidades que a Google oferece já para os formatos Microsoft.