Foi ontem apresentada mais uma das muitas funcionalidades que os utilizadores da suite Google Docs esperavam. Desta vez é a possibilidade de termos um clipboard.
Com esta opção podemos finalmente começar a copiar e colar directamente entre os documentos que criamos no Google Docs. Dito desta forma não temos novidade nenhuma e podemos fazer isso há muitos anos e em muitos sistemas operativos.
Mas então qual é mesmo a novidade?
Esta funcionalidade acrescenta uma área de transferência nos servidores do Google que suporta o serviço. Desta forma podemos mover texto, imagens ou tabelas de forma transparente, sem perdas, entre diferentes documentos Google Docs e até em dias ou PC’s diferentes.s.
Um excerto de texto copiado hoje pode ser acedido dentro de uma semana. Basta aceder ao novo ícone que aparece na barra de ferramenta dos diferentes produtos Google Docs e ele estará lá.
Para a maioria dos casos a Google aconselha a utilização dos atalhos normais e já bem conhecidos (CTRL + C – copiar e CTRL + V – colar). No entanto e em situação particulares deve ser utilizado o novo clipboard. Essas situações são:
- Se estiver a efectuar uma cópia entre apresentações e outro tipo de documento.
- Se quiser copiar entre dois computadores.
- Se quiser copiar algo que você não vai colar imediatamente.
A utilização do novo clipboard é extremamente simples. Para efectuarmos uma cópia basta que seleccionemos o que pretendemos copiar (texto, imagens ou tabelas) e após isso seleccionamos o ícone do clipboard. No menu que aparece devemos escolher “Copiar selecção para a área de transferência do servidor”.
Para colarmos o conteúdo devemos seguir um processo similar. Colocamos o cursor no local onde pretendemos colocar o conteúdo, carregamos no ícone do clipboard e depois só temos de navegar até ao item a colar.
No final do menu do clipboard existe uma zona (de cor salmão) onde é efectuada uma pré-visualização do que vamos colar. Caso seja texto ou uma tabela temos a hipótese de o fazer como texto simples ou como HTML. Não existem para já quaisquer acções associadas a imagens.
De salientar que esta função é extremamente útil para situações em que os browsers nos impedem de utilizar as funções de copiarcolar.
Passamos assim a poder usar a função de cópia e colagem entre documentos Google. Os conteúdos que copiarem vão ficar guardados por 30 dias nos servidores do Google e associados à vossa conta. Caso um deles seja colado ou copiado novamente então não será apagado.
“Conteúdo que você copiar para a transferência do servidor é armazenado nos servidores do Google e permanece lá até 30 dias se passaram desde a última vez que este foi usado (por exemplo, copiado). Mesmo que um documento seja apagado, o que quer que você tenha copiado desse documento para a transferência do servidor continuará a existir nos servidores do Google para um período de 30 dias.”
Ainda não é possível usar a transferência para o servidor para copiar e colar texto normal ou imagens de apresentações do Google Docs. É possível seleccionar formas inteiras num único slide, e se a forma é uma forma de texto, então o texto será copiado para a área de transferência do servidor.
Esta função está já disponível na maioria das contas Google e Google Apps. Caso não esteja disponível na sua, deverá aguardar mais alguns dias.
É expectável que esta funcionalidade seja em breve alargada aos restantes produtos Google (Gmail, Calendar e Reader), onde ela fará sentido.