O Google Docs tende a substituir cada vez mais as suites de produtividade que temos instaladas nos nossos computadores. Uma das vantagens deste serviço é que está a deixar de ser uma simples suite para se comportar como um visualizador e editor de muitos tipos de documentos.
A função de visualização de documentos do Google Docs permite que consigamos de forma simples e sem estarmos a ter de descarregar ficheiros, visualizar os conteúdos destes. Se até agora esses ficheiros suportados eram muito limitados, foram agora abertos a 12 novos tipos.
Os 12 tipos agora suportados permitem que esta ferramenta da Google se coloque num lugar até à pouco alcançado por qualquer ferramenta. Consegue abranger áreas que vão desde os simples ficheiros da suite da Microsoft até a ferramentas como o Autocad ou o Photoshop.
É certo que não podemos editar e alterar o conteúdo destes ficheiros, mas podemos de forma muito rápida ver os seus conteúdos e extrair dali a informação necessária para que possamos realizar as tarefas que temos em mãos.
- Microsoft Excel (.XLS e .XLSX)
- Microsoft PowerPoint 2007 / 2010 (.PPTX)
- Apple Pages (.PAGES)
- Adobe Illustrator (.AI)
- Adobe Photoshop (.PSD)
- Autodesk AutoCad (.DXF)
- Scalable Vector Graphics (.SVG)
- PostScript (.EPS e .PS)
- TrueType (.TTF)
- XML Paper Specification (.XPS)
Passa a estar coberta a totalidade dos tipos de ficheiros da suite de produtividade da Microsoft (DOC, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX) e ainda são abrangidas áreas de ficheiros com muitos pedidos dos utilizadores e dos tipos mais utilizados.
Estes novos tipos de ficheiros vão passar a contar com um link de visualização rápida em todas as mensagens que receberem no Gmail, o que fará abrir o visualizador.
Se necessitarem de criar um link para visualizarem documentos ou para embeberem em páginas web podem usar este link fornecido pela Google.