Pplware

Google disponibiliza suporte para Cardav no Gmail

A Google está sempre a melhorar e a aprimorar os seus serviços, tentando dar aos seus utilizadores as melhores soluções e as que se adaptam a estes.

Ao dotar os seus serviços com ferramentas de sincronização com os dispositivos móveis, estão a dar a possibilidade de os utilizadores transporem os dados que têm nesses serviços para os seus equipamentos e para que lhes possam aceder e manter sincronizados.

Depois de terem disponível o IMAP para acesso ao email e o CalDAV para sincronização do calendário, a Google volta a melhorar o Gmail e torna possível a sincronização de contactos através do protocolo CarDAV.

Este protocolo, para quem não o conhece, permite a sincronização de livros de endereços e contactos, baseados numa arquitectura cliente/servidor. Desta forma vão conseguir ter os vossos contactos sincronizados entre a vossa conta Gmail ou Google Apps com o vosso dispositivo móvel.

Para além da sincronização com esses tipos de dispositivos, o CarDAV permite ainda a sincronização entre qualquer cliente de desktop que suporte este protocolo.

Apesar deste suporte não estar limitado a qualquer plataforma, a ideia da disponibilização do CarDAV pela Google pretende focar-se principalmente na sincronização de contactos nas plataformas em que ainda não tem uma forma simples de o realizar, nomeadamente o iOS.

Starting today, we’re adding CardDAV – an open protocol for contacts – to that list. CardDAV enables 3rd party clients, like the iOS contacts app, to sync your Google contacts.

By supporting IMAP, CalDAV, and CardDAV together, we’re making it possible for 3rd parties to build a seamless Google Account sync experience.

Esta funcionalidade está já disponível para todos os utilizadores que a pretendam usar e não necessita de qualquer activação ou configuração na interface do Gmail ou Google Apps.

Se a quiserem activar no iOS a forma de o fazerem é simples e passará a permitir que tenham sempre os vossos contactos sincronizados entre os dois locais (Gmail e iOS).

  1. Acedam às Definições do vosso dispositivo com iOS
  2. Seleccionem Mail, Contactos, Calendário.
  3. Seleccionem Conta nova…
  4. Seleccionem Outra
  5. Seleccionem Adicionar conta CardDAV

  1. Preencham os vossos dados nos seguintes campos:
    • Servidor: Coloquem “google.com”
    • Nome de Utilizador: Coloquem o vosso endereço de email completo, seja Gmail ou Google Apps
    • Palavra-Passe: A sua password da sua conta Google ou Google Apps. Se tiverem a verificação em 2 passos activa devem criar uma nova password específica para esta aplicação
    • Descrição: Coloquem uma descrição para essa conta
  2. Seleccionem a opção Seguinte que se encontra no topo do ecrã
  3. Garantam que a opção Contactos está activa

Após esta configuração devem lançar a aplicação Contactos e a sincronização deve iniciar-se de imediato.

Se pretenderem tornar esta conta a padrão para a sincronização de contactos, devem aceder novamente às Definições e na secção dedicada aos Contactos devem escolher a conta criada na opção Conta predefinida.

Esta novidade que a Google agora disponibilizou vai permitir que mantenham os vossos contactos sincronizados de forma mais estável e concisa entre o Gmail e os vossos dispositivos móveis.

Não é um protocolo novo, mas é uma excelente adição aos que a Google já disponibiliza no Gmail e que permitem o acesso aos conteúdos que ali temos. Depois do IMAP para o email e do CalDAV para o Calendário, passamos a ter agora o CarDAV para os contactos.


Homepage: Google Contactos

Exit mobile version