Novo projeto revela imagens a 360º dos laboratórios, centros de controlo e dos túneis subterrâneos que guardam o maior Acelerador de Partículas do mundo
Qualquer utilizador com acesso à Internet pode conhecer, ao pormenor, muitos dos espaços de trabalho científico do CERN (o Laboratório Europeu de Física das Partículas , que se associou recentemente à Google Maps para a disponibilização de imagens panorâmicas, em modo StreetView, de zonas como os laboratórios, centros de controlo e dos túneis subterrâneos que guardam o maior Acelerador de Partículas do mundo.
O novo projeto do Google Maps revela imagens a 360º de alguns dos locais onde decorrem as experiências mais importantes deste centro situado nos arredores de Genebra, Suíça, algumas delas inéditas para a esmagadora maioria dos utilizadores.
Graças ao trabalho conjunto dos membros da Google de Zurique e dos colaboradores do CERN, durante duas semanas foram registados cerca de 6000 pontos (incluindo 1.200 metros do túnel do Large Hadron Collider – LHC), usando câmaras panorâmicas com seis zonas de captação, em alguns casos montadas em bicicletas.
Essas imagens foram depois coordenadas através de GPS e reunidas numa visita virtual a 360º, que o utilizador pode descobrir percorrendo de seguida os vários espaços, ou acedendo diretamente a uma das 5 experiências abrangidas – ATLAS, ALICE, CMS, LHCbe o próprio túnel do Large Hadron Collider.
O CERN é o laboratório europeu de física de partículas com sede na cidade de Genebra, onde alguns dos melhores físicos e engenheiros do mundo estão a utilizar aceleradores de partículas avançados para ajudar a resolver antigas questões sobre o universo – De que é feito? E como começou?