Todos os utilizadores de Android conhecem de certeza o mercado alternativos que a AppBrain fornece. É um site que permite que os utilizadores comentem as aplicações presentes no Market, que procurem aplicações similares e até aplicações novas para as suas necessidades.
Há uns meses atrás, conforme noticiado pelo Pplware, foi dado um passo de gigante pela AppBrain, ao disponibilizarem o Fast Web Installer, uma aplicação que permitia a instalação de aplicações através do browser.
Pois agora a Google resolveu desabilitar a utilização desta aplicação no seu Market, o que causou grande espanto junto da comunidade Android e dos utilizadores do AppBrain .
Esta alteração ocorreu quando a Google resolveu proceder a uma alteração no seu Market, por forma a eliminar alguns problema detectados recentemente e que permitiam que aplicações mal intencionadas descarregassem outras com perigo para a integridade dos dados do utilizadores.
Este problema foi detectado por uma analista de segurança que enviou para o Market uma aplicação que prometia níveis extra para o famoso jogo Angry Birds e que na verdade era apenas a porta para outras aplicações que se instalaram sozinhas e sem qualquer intervenção ou autorização do utilizador.
A AppBrain estaria a usar esta mesma funcionalidade para a instalação de aplicações via browser e agora viram a sua actualização mais importante desaparecer numa simples actualização de segurança da Google
Depois de confrontado com esta decisão da Google, Mathijs Vogelzang, um dos responsáveis pelo AppBrain, respondeu que não podem ser por razões de segurança que a atitude foi tomada.
Nós não acreditamos que é realmente uma vulnerabilidade, pois é evidente que o cliente tem de conceder permissões de forma clara para uma aplicação usar as suas credenciais e é mostrada uma janela onde está apresentada a mensagem: “Você realmente quer dar permissão ‘Android Services’ para usar o seu endereço de Gmail nesta aplicação?
Esta actualização do Market foi uma necessidade da Google para proteger os seus utilizadores, pois o buraco de segurança era perigoso demais. Infelizmente ao realizarem essa correcção terminaram uma das mais interessantes características que era disponibilizada pelo AppBrain.
A Google não pode ser criticada por ter feito o que fez, pois era necessário. Podem sim criticar a AppBrain por estar a usar uma falha de segurança para implementarem um serviço. Se tinham conhecimento desta falha deviam ter comunicado à Google para que a segurança dos utilizadores fosse preservada.
Agora que o Fast Web Installer passou a estar indisponível só vos resta usarem o antigo método de instalação, recorrendo à aplicação que a AppBrain disponibilizava inicialmente e que ainda é disponibilizada.