Está confirmada aquela que é provavelmente a aventura mais curta num mercado por parte da Google.
A empresa norte-americana, anunciou que irá fechar a sua loja online que era dedicada a vender o Nexus One. As vendas abaixo das expectativas do Smartphone com Android comparadas com o iPhone é uma das razoes principais para fechar o seu negócio online apenas 6 meses depois de ter aberto. Mas, esta decisão pode estar também por trás de uma mudança de estratégia da Google.
O Vice Presidente da Google Andy Rubin, escreveu no blog oficial aquilo que é um pouco de senso comum.
“É claro que muitos dos consumidores gostam de experimentar / ver um Smartphone pessoalmente, antes de o adquirirem”
Rubin admitiu que a loja virtual para venda do Smartphone, ficou aquém das expectativas, nunca se posicionando além de “de um canal para satisfazer um nicho do mercado que são os entusiastas iniciais do smartphone”.
Ao que tudo leva a crer, a Google não teve outra saída devido aos fracos resultados, acrescendo a isso o facto das principais operadoras móveis dos estados unidos, a Sprint e a Verizon descartarem qualquer suporte ao Nexus One.
A loja virtual da Google, irá agora transformar-se num local para a Google promover smartphones com o sistema operativo Android. A comercialização nas grandes superfícies irá continuar, apenas a venda online do primeiro e ao que tudo indica último “Google Phone”, irá encerrar.
Por trás também desta decisão estará também o facto da Google ter verificado com o agrado que neste momento o Android ultrapassou o iPhoneOS ao nível de utilização nos estados unidos, ficando apenas atrás da RIM.
Segundo os principais analistas do mercado tecnológico, esta é uma decisão acertada. A Google assim poderá continuar a dedicar-se aquilo que sabe fazer melhor, desenvolver a componente de software do Android.
E de facto “em fórmula que funciona não se deve mexer”, já que esta é uma plataforma que conquistou uma quota de mercado elevada em pouco tempo. É uma tecnologia jovem com um potencial enorme de desenvolvimento e crescimento. A Google, procura agora concentrar-se na sua tradicional fonte de rendimento – a publicidade – no mercado de dispositivos que se encontra ainda com um imenso potencial para explorar.
A comercialização de smartphones Android, irá ficar agora apenas entregue a fabricantes com mais experiência como a HTC, Motorola ou Samsung, os quais a Google promete suporte de modo a melhorar a plataforma open source.