Google sofistica ferramentas do AdSense para combater fraude do clique! O motor de pesquisa permitirá que os anunciantes recebam relatórios com a quantidade de cliques bloqueados e quanto o Google deixou de cobrar por isto. O Google oferecerá mais dados e ferramentas para ajudar os anunciantes a combater fraudes de cliques, uma prática controversa que é a maior inimiga de um modelo altamente lucrativo de propaganda online conhecido como “pay per click”.
Como a maioria da sua receita vem do modelo, o Google tem mostrado um interesse crescente no combate à fraude, que acontece quando alguém clica no anúncio com fins maliciosos.
Como os anunciantes pagam a cada clique dado nos seus anúncios, as empresas às vezes clicam sobre anúncios de concorrentes para aumentar os seus gastos. Outra fraude de clique comum é a prática de empreendedores clicarem sobre os anúncios do próprio site para aumentar as suas comissões.
“Estamos a tentar dar aos anunciantes transparência, entendimento e controlo sobre questões na medida que podemos”, afirma Shuman Ghosemajumder, director da divisão de confiança e segurança de produtos no Google.
Portanto, o Google, a partir de Março, planeia permitir que os seus anunciantes bloqueiem determinados IP por qualquer razão, como suspeitas de fraude de cliques ou simplesmente por que os seus cliques nunca levam a uma venda, disse o mesmo.