Tal como já noticiámos por diversas vezes, a Google tem estado a imprimir um ritmo muito elevado no desenvolvimento do seu browser. Estas novidades não se limitam a alterações estéticas ou à correcção de bugs. Estão a ser apresentadas e disponibilizadas novas funcionalidades e técnologias que vão fazer deste browser um sério caso de sucesso, ainda mais do que actualmente já é.
Foi apresentada esta semana a versão 8 deste browser, apenas para a versão Dev. Esta versão apresenta algumas novidades que vão trazer aos utilizadores, tecnologias que apenas estavam disponíveis noutros softwares.
A mais relevante novidade apresentada foi a disponibilização de suporte nativo para gráficos 3D, através do standard WebGL. Foi ainda continuado o desenvolvimento do suporte para aceleração de hardware.
A integração do suporte WebGL irá permitir que o suporte para hardware gráfico 3D, o que irá dar uma maior capacidade de desenvolvimento a quem produz gráficos para a Internet. Por usar API’s nativas do sistema operativo consegue-se uma experiência de utilização similar à que se consegue na utilização de aplicações no PC.
Existem outras novidades prestes a serem apresentadas nas próximas versões, tais como o Cloud Printing, e a maturação das que estão já disponíveis.
À medida que as funcionalidades forem estando maduras vão passar para as versões beta e estável, tal como tem acontecido nas versões anteriores.
A versão do Firefox foi já ultrapassada, o IE está prestes a ser ultrapassado e o Opera é o próximo alvo…
Será curioso acompanhar as novidades que vão surgir entretanto, pois na data prevista para a disponibilização da versão final do Chrome é também esperada a apresentação da Chrome Web Store e do Chromium OS.
Começa agora uma nova fase de ebulição da Google? Que novidades vamos ter nos próximos tempos?
Se quiserem testar esta nova versão basta actualizarem o vosso Chrome, caso estejam já a usar a versão Dev, ou instalarem-na através do link disponibilizado abaixo.