Depois de tomada e efectivada a decisão por parte da Google de migrar para Hong-Kong o serviço de pesquisa que tinha na China, ficou no ar dúvida se não iria haver censura no acesso aos seus serviços por parte dos ISP’s Chineses.
Por forma a controlar e informar os internautas sobre a disponibilização do acesso aos seus serviços na China a Google lançou uma página onde estão representados os seus serviços principais e o estado de acesso dentro do território Chinês.
Com este serviço a Google consegue mostrar ao mundo e principalmente aos activistas dos direitos humanos como está a ser feita a censura por parte do governo Chinês aos seus serviços.
Esta informação é recolhida dentro da própria china e é referente à disponibilização destes serviços aos utilizadores particulares e organizações.
Desta forma a Google consegue mostrar os mundo todas as limitações que o governo Chinês está e irá impôr no acesso aos seus serviços.
A informação é de consulta rápida e actualizada sempre que alguma alteração seja detectada. Esta é uma forma audaciosa de mostrar toda e qualquer limitação que venha a ser imposta.
Será esta mais uma forma que a Google encontrou de impor um travão às intenções do governo Chinês? Provavelmente não, mas pelo menos será público todas e quaisquer medidas que venham a ser implementadas.