Pplware

Google Body Browser – O Atlas do Corpo Humano…

… acessível pelo browser

As experiências que a Google faz tendem a tornar-se ferramentas que muitos Internautas se habituam a usar e abusar. São ideias que são concebidas tendo em mente a facilitação do acesso a todos os tipos de informação e o adicionar desse mesmo conhecimento a todos os que usam a Internet.

Essas ideias tendem a nascer dentro da própria Google e posteriormente são passadas para o Google Labs, onde amadurecem e são testadas pelos utilizadores. O facto de estarem sobre a égide Labs permite que surjam alterações a esses serviços, que sejam descontinuados ou passem a serviços plenamente funcionais de um momento para o outro.

A última revelação do Google Labs foi o Body Browser, o altas do corpo humano, e promete tornar-se uma ferramenta extremamente útil para todos.

O Body Browser permite que qualquer pessoa explore o corpo humano, podendo ver com elevado grau de detalhe todos os órgãos que o compõem. Da mesma forma que se consegue fazer zoom num qualquer mapa do Google Maps, aqui é possível aumentar ou diminuir o zoom e navegar para dentro do corpo. Podem ver com detalhe todos os músculos que nos compõem ou todos os ossos que fazem parte do nosso esqueleto.

Toda a gestão do detalhe é feita do lado esquerdo, numa interface onde podem aumentar ou diminuir o tamanho do modelo onde as diferentes camadas são apresentadas ou escolher que tipo de sistemas pretendem ver. São seis “camadas” que estão disponíveis e estas podem ter diferentes graus de opacidade para permitir entender onde cada órgão ou músculo está e quais são os seus vizinhos.

Existe ainda a possibilidade de activar etiquetas onde podem ser vistos os nomes de cada zona que está a ser vista. Se seleccionarem uma dessas etiquetas apenas esse elemento estará visível e todos os restantes vão ter a sua opacidade aumentada.

Caso pretendam podem mover o corpo usando apenas o rato, da mesma forma que navegam num mapa do Google Maps.

Vejam no vídeo abaixo o Body Browser em todo o seu potencial:

Esta ferramenta tem um elevado potencial para ser transportado para uma sala de aula e para que todos os alunos possam ter um contacto mais detalhado e pormenorizado com o corpo humano. Será ainda uma solução muito interessante para complementar toda a informação que adquirirem num livro ou numa ferramenta similar.

A Google novamente consegue inovar e trazer para todos os utilizadores da Internet ferramentas que conseguem ser realmente úteis e com um sério potencial.

O Google Body Browser está já disponível no endereço que apresentamos abaixo, mas apenas pode ser visitado e usado em todo o seu potencial se usarem um browser com suporte para WebGL. Se o quiserem testar podem usar o Chrome (versão Beta ou Dev) ou o Firefox (versão 4.0b1 ou superior).

Reiniciem a exploração do corpo humano, mas desta vez com uma ferramenta moderna e disponível na Internet para todos!

Nota: Para poderem usar este serviço da Google no Chrome devem usar uma versão Dev deste browser e ter o WebGL activo. Para activarem o WebGL devem colocar na barra de endereço about:flags e depois activar essa opção. Após isso devem reiniciar o vosso browser.


Homepage: Google Body Browser

Exit mobile version