Pplware

Google aumenta segurança da autenticação de apps no Gmail

A constante procura da melhoraria da segurança dos seus serviços leva a que a Google implemente medidas que nem sempre são bem vindas por alguns utilizadores.

A mais recente decisão que tomaram veio limitar de forma substancial a autenticação de aplicações e serviços que fazem uso de mecanismos menos seguros.

O pretendido é que os utilizadores tenham consciência de que estão a usar aplicações e serviços menos seguros e que podem bloquear o seu acesso.

Esta medida vem deixar de forma algumas aplicações e serviços que eram vistos como de utilização normal no dia-a-dia, mas que para a Google ainda usam mecanismos de autenticação fracos e que podem por isso representar uma falha de segurança.

Mas para não limitar de forma total a sua utilização, a Google disponibiliza agora uma nova página nas definições de segurança que dá a opção ao utilizador de escolher se quer que esses mecanismos de autenticação mais fracos possam ser usados.

Na secção Permitir aplicações menos seguras das definições de segurança das contas Google o utilizador pode agora activar ou desactivar o acesso para aplicações menos seguras.

A decisão da Google é lógica e visa apensa proteger os seus utilizadores e os seus dados, mas arrisca-se a ser demasiado radical ao deixar de forma algumas aplicações da concorrência que são ainda muito usadas e estão actuais.

Alguns exemplos de aplicativos que não são compatíveis com os padrões de segurança mais recentes incluem:

  • O aplicativo “Mail” no seu iPhone ou iPad com iOS 6 ou inferior
  • O aplicativo “Mail” do seu com Windows Phone versões anteriores à versão 8.1
  • Alguns aplicativos “Mail” (não criados pelo Google) que vêm com seu smartphone Android
  • Alguns clientes de e-mail de área de trabalho, como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird

Para ajudar a manter sua conta segura, podemos bloquear o acesso desses aplicativos menos seguros a ela.

Os casos mais flagrantes são os casos dos cliente de email da Microsoft, quer na versão Windows (o Outlook) e no Windows Phone. Neste último caso apenas o cliente da versão Windows Phone 8.1 é suportado.

Para além destes são ainda deixados de fora o cliente de email do iOS 6 e o Thunderbird da Mozilla.

Toda esta informação está disponível no site de suporte da Google, dedicado a problemas de autenticação no Gmail.

Cabe assim ao utilizador decidir se quer ter activa a opção que permite a autenticação de aplicações menos seguras. Basta aceder à nova página das definições de segurança e colocar a sua opção.

Esta opção passou a estar activa por omissão para todos os utilizadores, devendo ser alterada se pretenderem esse acesso de aplicações menos seguras.

Notem que a opção não está disponível para contas Google Apps, podendo apenas ser acedida e usar por contas Google.

Se estiverem com algum problema em autenticar-se no Gmail com uma das aplicações apresentadas antes, apenas necessitam de activar a permissão de utilização de aplicações menos seguras no Gmail para que o problema desapareça.


Homepage: Permitir aplicações menos seguras

Exit mobile version