O gigante da Internet, Google, apresentará na sua sede, Califórnia, a nova versão do sistema operativo para dispositivos mobile, o Android 3.0, nome de código o Honeycomb. Esta versão vem responder às necessidades do mercado dos tablet e será a resposta da Google ao seu mais directo concorrente, o iPad da Apple.
A apresentação está marcada para as 10h00 locais, 18h00 de Lisboa e, segundo rumores que foram sendo publicados na net nas últimas semanas, a Google irá mostrar as novas funcionalidades que este sistema operativo traz de inovador para o mercado.
O Honeycomb irá melhorar a performance tendo em conta as suas versões anteriores, principalmente ao nível das funções gráficas 3D, reprodução de vídeo em tempo real a partir da Internet, melhorará a funcionalidade do teclado virtual e trará uma refinada interacção via Bluetooth com outros dispositivos.
Esta nova versão, além do que foi referido, trará também um novo desenho dos ícones e mostrará ao utilizador o motor de pesquisa da Google como se este fosse servido num computador, onde a qualidade da oferta de resultados é bem melhor que num dispositivo móvel.
A última actualização do Android, o 2.3 Gingerbread, viu a luz do dia em Dezembro passado, no entanto o Honeycomb nascerá como uma remodelação profunda da plataforma existente, não podendo ser considerado uma actualização pura da versão 2.3.
O sistema operativo da Google para dispositivos móveis é já o mais popular do mundo, dentro do sector dos smartphones, e com esta nova versão aspirará a dominar também o mercado dos tablets, controlado actualmente pela Apple onde 75% do negócio pertence ao iPad.