Pplware

Google aponta o caminho – HTML5

Depois da Apple ter apresentado o Safari 5 com as novas implementações ao HTML5 e acompanhado do site dedicado ao HTML5, deixou no mercado uma certeza e mostrou para onde caminha a tecnologia. Foi grande a controvèrsia face ao apoio vincado da Apple ao HTLM5 em detrimento de outras tecnologias tradicionais e substancialmente mais penosas. Fez eco, essa opção e agora é a vez da Google reforçar essa teoria, abrindo um site onde claramente mostra o poder do HTML5 e apelando à migração para a quinta geração do HyperText Markup Language.

O endereço do site, é nada mais, nada menos que “HTML5 ROCKS” que em português significa “O HTML5 é que está a dar” ou “HTML5 é do melhor”.

O site serve como introdução à tecnologia – com demonstrações e tutorials – com o apelo à contribuição e adaptação deste novo padrão, cada vez mais utilizador e cada vez mais cobiçado, como primeira opção no desenvolvimento de websites.

Temos visto migrações em debandada: desde pequenos serviços ligados às redes sociais, até aos grandes sites e às grandes aplicações que influenciam o mercado, todos estão sintonizados. O Internet Explorer 9 será mais um grande passo para muitos serviços Windows adoptarem esta tecnologia… em breve será líder num mercado cada vez mais exigente.

Se havia dúvidas quando a Apple apostou forte nesta novo padrão, assumindo-o como uma guerra ao Flash devido à falta de suporte do mesmo no iPhone e iPad, todos os movimentos que seguiram após essa forte aposta da Apple demonstraram claramente que este era o caminho a seguir e desta vez vem da gigante Google, que embora já tivesse transparecido que estaria a apostar no novo padrão na fase beta do Youtube.com/html5 , desta vez confirma que a conquista e adaptação deste padrão deverá ser mais rápida que o previsto.

Homepage: HTML5Rocks

Exit mobile version