Pplware

Google anuncia o fim do iGoogle

…e vários outros serviços

A Google tem por norma desabilitar os seus serviços quando estes deixam de fazer sentido ou quando estes passam a estar integrados noutros serviços seus. Houve num passado recente vários casos destes e em todos a razão apresentada foi esta.

Agora a limpeza foi feita em mais cinco serviços, sendo mais importante e relevante o iGoogle.

Desde que no passado Outono a Google começou um processo de “limpeza” dos seus serviços que mais de 30 foram desligados. Esta organização de serviços pretende eliminar os que não têm a aceitação desejada e os que deixaram de fazer sentido por se reverem noutros actualmente disponíveis.

A Google consegue assim concentrar esforços na criação de novos serviços e na melhoria dos que tem actualmente em produção.

A lista, ao contrário de outras vezes, é mais reduzida e atinge alguns serviços que provavelmente muitos utilizadores até desconheciam existir. Todos têm datas definidas para fecho e a Google permite até essas datas que sejam exportados os dados dos utilizadores.

Este produto, desconhecido por muitos, faz parte da oferta empresarial da Google. Esta pesquisa privada permitia que uma empresa tivesse o seu próprio servidor de pesquisas.

No próximo dia 31 de Julho esta oferta deixa de estar disponível e passam a ser oferecidos apenas os restantes serviços empresariais. Os contractos actualmente estabelecidos vão ser mantidos pela Google e este suporte está garantido.

O serviço prestado por este widget permitia que fossem colocar nos sites mecanismos de comunicação que recorriam ao Google Talk.

Com a compra da Meebo a Google agora recomendam que recorram ao serviço que esta presta. Este não tem uma data fixa para ser desactivado mas a Google recomenda a sua troca imediata pela Meebo Bar.

O serviço de vídeos original da Google tem finalmente data para fim da sua actividade. Depois de ter deixado de receber novos vídeos em 2009 a Google prepara-se agora para o terminar de forma definitiva.

Os utilizadores deste serviço têm até ao dia 20 de Agosto para eliminarem, moverem ou descarregarem os seus vídeos. Após essa data a Google vai transpô-los para o YouTube, como privados, para que os seus donos os possam tratar da forma pretendida.

Este é de todos o serviço que mais impacto terá para os utilizadores. O iGoogle servia como um portal personalizável para os seus utilizadores e que funcionava como um agregador de informação.

No dia 01 de Novembro de 2013 este serviço será descontinuado. Segundo a Google, a profusão de aplicações que correm nos diferentes sistemas operativos conseguem dar-nos o mesmo grau de informação em tempo real e por isso deixa de ser necessário o iGoogle.

Os utilizadores têm até à data apresentada para removerem os seus dados do iGoogle.

A aplicação de pesquisa para Symbian vai também ser descontinuada. Os sites de pesquisa móveis permitem já uma integração muito melhor com estes tipos de dispositivos e deixa assim de fazer sentido ter uma aplicação específica para estes.

A Google recomenda que memorizem no telefone o endereço m.google.com e usem uma experiencia mais rica de pesquisa e com acesso a todas as novas funcionalidades.

A limpeza que a Google está a fazer integra-se num plano mais vasto de concentração de esforços em áreas que são mais fundamentais para a empresa, aliviando o trabalho de manter produtos com taxas de utilização muito reduzidas e ou que são integráveis com outros.

Naturalmente que muitos utilizadores vão perder ferramentas que usam com frequência, mas este é um resultado inevitável da evolução e da melhoria dos produtos que a Google disponibiliza.


Homepage: Google

Exit mobile version