Pplware

Google anda a fazer experiências com a interface do Gmail

A Google sempre teve interfaces nos seus serviços que primaram pela simplicidade e por elevados níveis de usabilidade. Foram várias as mudanças que tem aplicado nos vários serviços, sempre com o intuito de os tornar sempre melhores e mais usáveis.

Depois de terem aplicado uma reformulação completa na interface do Gmail para os dispositivos móveis, a Google poderá estar a preparar-se para aplicar uma renovação completa da interface desse serviço, mas na versão para browser.

A interface que a Google tem aplicada no Gmail tem sido alvo de melhorias constante, não apenas para a tornar mais simples e intuitiva de usar, mas também para que sejam incorporadas novas funções.

Essas melhorias são sempre alvo de testes exaustivos e muitas das propostas nem chegam a ver a luz do dia, por não serem tão funcionais como a Google pretende ou porque não passam nos testes com os utilizadores reais.

Segundo informações que o site Geek.com apresentou, a Google tem estado a testar uma nova interface para o Gmail, que irá trazer alterações profundas.

Como se pode ver nas imagens que apresentamos, a interface do Gmail poderá torna-se ainda mais limpa e com menos elementos presentes, concentrando-se apenas no essencial deste serviço, as mensagens.

Sempre presente e com a acumulação de várias funções passa a estar uma grande barra azul que ocupa toda a largura do ecrã.

Aí vamos encontrar o acesso às pastas do email, à pesquisa e à lista de contactos para mensagens nos Hangouts. É daqui que o acesso a todas as opções será feito.

No lado direito da interface, em baixo, vamos encontrar as opções para a criação de novas mensagens e também de novos lembretes.

anterior próxima

1 | 2 | 3 | 4

No geral esta interface lembra muito o que a Google produziu para a interface móvel deste serviço, mas aproveitando o espaço extra que os monitores disponibilizam.

Claro que ainda não existem quaisquer certezas sobre a potencial adopção desta interface. São testes preliminares que a Google fez e que podem até mostrar que a nova interface não serve os propósitos para a qual foi criada.

O que mostra é que a Google pretende, mais uma vez, alterar e melhorar a interface do Gmail, podendo depois alargar essa mesma interface aos seus outros serviços, como tem feito no passado.

O que os utilizadores pretendem sempre são serviços completos, mas com interfaces simples de usar e que promovam a usabilidade ao máximo, sem elementos que atrapalhem essa utilização.

Algumas das alterações anteriores não se mostraram do agrado da maioria dos utilizadores, mas com o tempo acabaram por se tornar o padrão.

O que acham desta possível nova interface do Gmail? É do vosso agrado?

Exit mobile version