Pplware

Google altera politica de privacidade

No próximo mês de Março a Google irá proceder a algumas mudanças nas suas políticas de privacidade e Termos de Serviço. Como se trata de um tema de grande interesse, houve necessidade da Google explicar o que vai mudar, o porquê e o que significam estas mudanças para os utilizadores.

Esta mudança pretende agregar debaixo de uma única política de privacidade todos os diferentes serviços da Google e permitir uma maior integração entre os diversos serviços e assim permitir uma ainda melhor experiência de utilização.

Em primeiro lugar, vejamos as suas de políticas de privacidade. Apesar da consolidação destas políticas, continuam a ter mais de 70 avisos de privacidade/avisos legais que cobrem todos os seus diferentes de produtos.

Esta abordagem é de certa forma complicada e está igualmente em contraponto com os esforços da empresa para uma maior integração dos seus produtos de modo poderem criar uma experiência de utilização mais simples e intuitiva nos seus serviços.

Por essa razão a Google está a implementar uma nova política de privacidade, que cobre a maioria dos seus produtos e explica que informação recolhem e como a usam, de uma forma mais legível e compreensivel. Vão no entanto ser mantidas algumas políticas de privacidade separadas por razões legais e outras. No final vão consolidar mais de 60 na nova política de privacidade.

Na prática, a principal mudança será para os utilizadores com contas Google. A nova política de privacidade torna claro que, caso esteja com a conta activada, poderá a Google combinar informação que está disponível num serviço com a informação de outros serviços. De forma, simples, irá o utilizador ser tratado de enquanto utilizador único em todos os produtos o que irá tornar a experiência no Google mais simples e intuitiva.

A funcionalidade de pesquisa pessoal, recentemente apresentada, é um bom exemplo do que pode ser feito pela Google quando combina informação entre os seus produtos.

A caixa de pesquisa dá-lhe agora respostas, não as apenas provenientes da Web mas também das coisas pessoais. Com esta alteração podem também fazer outras coisas como tornar-lhe mais fácil a leitura de documentos do Google Docs directamente no Gmail ou adicionar algum contacto do Gmail a uma reunião no Google Calendar.

Em segundo lugar estão os Termos de Serviço do Google. À semelhança das políticas de privacidade, estes foram reescritos para tornar mais simples a sua leitura. Foi reduzido o número de Termos de Serviço e passam quase todos os serviços a regerem-se pelos novos. Pode consultar aqui os novos Termos de Serviço do Google, para ver os termos revistos.

Por fim a Google manteve o seu propósito de manter e reforçar a possibilidade a todos os seus utilizadores de retirar os seus dados e conteúdos das plataformas da Google sempre que assim o desejem.

Acreditamos que esta política nova e simples irá tornar mais fácil aos utilizadores compreenderem as nossas práticas de privacidade bem como permitir ao Google melhorar os serviços que disponibilizamos. Quer seja um utilizador novo ou mais antigo do Google visite e leia os novos Termos e política de privacidade e conheça melhor as mudanças que estamos a fazer e os controlos que oferecemos.

Naturalmente que todas estas alterações não foram do agrado de todos os utilizadores. Muitos vêm uma quebra de privacidade e de confidencialidade a combinação dos dados e acham desnecessário o associar da sua conta a serviços da Google que não pretendem utilizar. A polémica está lançada e muitos se têm insurgido contra esta nova atitude da Google.

Existe em muitos a receio da criação de um perfil mais preciso e muito mais completo de cada utilizador, o que para a Google se transforma em dados passíveis de serem usados para o direccionamento de campanhas publicitárias.

Há ainda o receio de que as informações passem a ser demasiado públicas ao estarem expostas aos círculos que definimos no Google Plus, o que representa uma quebra de confidencialidade para com os utilizadores que não façam o devido ajuste nas suas definições de privacidade.

Esta alteração da Google está já a ser apresentada em muitos dos seus serviços e devem concordar com ela para que os possam continuar a usar. A Google reforço e melhorou entretanto o seu sistema de extracção de dado e conteúdos, alargando-o já ao Google Docs.


Homepage: Google Políticas & Princípios
Homepage: Google

Exit mobile version