Pplware

Google alerta utilizadores para virus nos seus computadores

Todos os dias a Google recebe dos seus utilizadores muitos terabytes de informação. Ao acedermos ao seu motor de busca damos de bandeja dados como a nossa localização (aproximada), a página que visitámos antes, as características do computador que estamos a usar e muita outra informação. Por norma a Google usa apenas parte dessa informação para os seus serviços e para nos dar publicidade dirigida. Naturalmente que fazem periodicamente analises a esses dados e sempre que encontram fluxos de dados anormais agem sobre eles.

Foi precisamente isso que fizeram ontem, depois de terem descoberto um volume considerável de tráfego vindo de uma origem determinada. Tratava-se de um malware que infectou vários milhares de máquinas e que alterava os resultados das pesquisas nas páginas da Google.

A forma como a Google conseguiu agir sobre essas máquinas foi mostrando aos utilizadores desses computadores infectados uma mensagem sempre que eles acedem à página de pesquisa do gigante de Mountain View.

A mensagem apresentada indica que o computador que está a ser usado aparenta estar infectado e oferece aos utilizadores informações sobre como contornar esse problema.

A detecção deste problema foi feita após uma análise de rotina ao tráfego de pesquisa num datacenter da Google.

Recently, we found some unusual search traffic while performing routine maintenance on one of our data centers. After collaborating with security engineers at several companies that were sending this modified traffic, we determined that the computers exhibiting this behavior were infected with a particular strain of malicious software, or “malware.” As a result of this discovery, today some people will see a prominent notification at the top of their Google web search results.

A Google conseguiu detectar este comportamento pois este malware desvia os resultados da Google e altera-os por outros. Todo o tráfego é enviado e recebido através de um proxy alojado na Internet.

Foi ainda detectado que este apenas infecta computadores com Windows e propaga-se através de diversos softwares de antivírus falsos que têm andado a ser disponibilizados pela Internet.

Se vos for apresentada a mensagem que a imagem acima apresenta então devem tratar do problema com a máxima urgência. A Google disponibiliza nesta página toda a informação necessária para que possam resolver o problema.

Pela primeira vez uma empresa associada a um motor de busca usa a informação obtida junto dos seus utilizadores para determinar e combater um vírus ou um malware. Esta medida de segurança pretende evitar que este problema se espalhe a outros serviços da Google e à consequente perda de informação e dados dos seus utilizadores.


Homepage: Google
Homepage: Google Security Blog

Exit mobile version