Pplware

Google adiciona Docs à exportação pelo Takeout

Desde que em Junho do ano passado a Google apresentou o Takeout que passou a ser possível aos seus utilizadores exportar os seus dados de forma simples e rápida. Esta foi a resposta da Google a ma pequena guerra que teve com o Facebook sobre a impossibilidade de os utilizadores destes serviços de terem acesso aos seus dados e conteúdos depois de submetidos nestas plataformas.

Desde a sua apresentação que a equipa do Takeout tem vindo a aprimorar este serviço e a sua última novidade foi a possibilidade de exportarmos os documentos que temos no Google Docs.

Segundo a Google, o Takeout é um novo serviço que deverá ser usado por todos os utilizadores que pretendam exportar de forma rápida os dados que têm alojados nos seus diferentes serviços. Actualmente era já possível fazer essa exportação, mas obrigava a que fosse feita serviço a serviço e de forma manual.

O Takeout, apesar de ainda não cobrir todos os serviços da Google, permite que numa única interface tenham acesso a esses dados. A exportação é feita de forma a que os dados possam ser usados de forma independente e em formatos abertos.

A adição da possibilidade de exportação dos documentos vem dotar o Takeout de uma funcionalidade que era pedida por todos os utilizadores do Google Docs à bastante tempo e vem dar continuidade ao propósito para o qual foi criado o Takeout.

Para além de poderem exportar os dados todos num bloco podem sempre decidir de que serviços pretendem exportar os dados e realizar essa exportação.

Ao escolherem a exportação dos documentos podem escolher para cada um dos tipos de documentos qual o formato com que pretendem que este sejam disponibilizados.

Para além dos formatos Microsoft podem ainda escolher outros formatos abertos ou em simples formato de texto, PDF ou imagem. A escolha dos formatos é feita na caixa de recolha de informação.

O facto de exportarem os vossos documentos para fora da plataforma Google não os retira de lá. É uma forma simples de terem uma cópia do vosso lado.

Para realizarem essa exportação basta de acedam ao Google Takeout, escolham a opção Escolher Serviços, escolherem nessa página o Google Docs e depois criarem o arquivo. Este vai ficar disponível na área de Download durante 7 dias pelo que não necessitam de efectuar o download de imediato.

Por vezes o processo de geração de arquivo pode demorar mais do que o desejado e para essas situações podem requerer que vos seja enviado uma mensagem de email quando o processo terminar.

Para todos os que pretendem efectuar uma cópia simples dos seus documentos ou para os que pretenderem encerrar a sua conta Google esta é a forma mais simples de retiraram os seus dados dos servidores da Google.

O Google Takeout foi a forma que a Google encontrou para dar aos seus utilizadores a possibilidade de acederem aos seus dados e efectuarem uma cópia destes, quer seja para simples backup ou para terminar a sua conta.


Homepage: Google Takeout

Exit mobile version