Reparei ontem que o PageRank do Pplware passou de 5 para 6. Pesquisei um pouco para saber se houve alguma alteração e constatei que de facto algo tinha sido actualizado.
No seu décimo aniversário, o Google aproveitou as festividades e actualizou o algoritmo. Esta actualização, segundo li, não tem datas definidas para acontecer, esta classificação é apoiada em vários factores relevantes na web, são muitas os factores que influenciam esta escala e colocam cada site num patamar em relação ao seu valor.
Para termos uma ideia, cada link que aponte para o Pplware, representa um voto no somatório global que o Google faz sobre a representatividade de um site na Internet. Os conteúdos são importantes face à credibilidade que o site detenha no mundo cibernético.
Esse conceito tem a seguinte mecânica:
Vamos imaginar que um site de topo, com um pagerank melhor que o do Pplware colocou um link a apontar para algo existente no Pplware, então está anunciar um valor acrescentado apontando para o site que deteve esse valor, aumentando o valor do site linkado… é o tal voto de credibilidade!
Depois existe a relevância que um site tem na web, é importante ter o link vindo de outros sites, mais ou menos influentes mas que o conteúdo anunciado tenha a ver com o propósito do link, dizemos que o link colocado tem relevância perante o assunto em que se enquadrou a ligação para outro site.
Quero com isto mostrar que se fosse pelos links, dado o numero de sites que usam as imagens do nossos servidor, o pagerank seria certamente maior, mas como esses links não têm relevância, o Google não entrega o tal “voto” ou ponto à ligação.
Reunindo um pouco alguns elementos já decompostos e existentes na Wikipédia, podemos citar que PageRank™ é uma família de algoritmos de análise da rede o qual dá pesos numéricos a cada elemento de uma colecção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância dos elementos desse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer colecção de objectos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento E é chamado PageRank de E e notado como PR(E).
As suas propriedades são muito discutidas por especialistas em optimização dos motores de pesquisa (SEO, acrónimo de search engine optimization).
O processo do PageRank™ foi patenteado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América sob o número 6.285.999. Somente o nome PageRank™ é uma marca registada do Google.
Este grupo de algoritmos tem sido melhorado nos 10 anos de Google, podendo agora utilizar 100 pontos de avaliação, embora ainda existam formas de manipular o PageRank, técnica apelidada de GoogleBomb.