Pplware

Gmail promove mais 3 Labs para produção

O Google Labs tem sido o local onde as experiências que a Google tenta implementar nos seus serviços são apresentados e disponibilizados aos utilizadores. São pequenas adições que podem agradar a alguns e serem rejeitadas por outros. Por essa razão a Google apenas as disponibiliza em regime de opção e apenas para quem as quiser testar.

Naturalmente que muitas dessas experiências conseguem amadurecer e tornar-se utilizadas pela maioria dos utilizadores. Quando essa adesão é massiva e a experiência está plenamente funcional, a Google promove-a e integra-a com o serviço a que está associada. Foi isso que aconteceu agora a 3 desses Labs. Foram promovidos e passaram a estar disponíveis como parte integrante do Gmail.

Esta promoção de funcionalidades Labs é de alguma forma comum e já aconteceu diversas vezes no passado. São funcionalidades que se tornam apetecíveis a todos os utilizadores e que até são desejadas.

Pois agora passam a ter disponível mais 3 Labs que passaram a integrar o Gmail. Falamos dos Submarcadores, dos Controlos do IMAP avançados e as Superestrelas.

Cada uma destas novas funcionalidades estará disponível para activação na zona de definições do Gmail e cada uma oferece algumas funcionalidades extra ao vosso serviço de email da Google.

Submarcadores

Esta funcionalidade permite que criem novas categorias em cascata dentro das que têm já actualmente em uso. Vão desta forma conseguir ter a gestão das categorias mais arrumada e mais estruturada.

Para criarem uma nova subcategoria apenas têm de carregar no botão de definições de uma que tenham já criada e escolher a opção Adicionar submarcador.

Preencham depois o nome do novo submarcador e a que marcador pretendem que ele esteja associado. Tão simples como isso.

Testem e vão ver que vão depressa adaptar esta nova funcionalidade do Gmail.

Controlos do IMAP avançados

Os Controlos do IMAP avançados permitem que escolha quais os marcadores que aparecem no IMAP, desactive a opção de apagar automaticamente as mensagens ou ponha-as no caixote do lixo quando são eliminadas do IMAP.

Vão ter um muito maior controlo sobre as funções que o IMAP executa na vossa caixa de correio. Esta opção é mais vocacionada para utilizadores mais experientes, mas pode ser usada por qualquer um.

Superestrelas

Esta função Adiciona ícones de estrela suplementares. Depois de activar esta funcionalidade aceda à página de definições “Geral” para seleccionar as superestrelas que pretende utilizar. Depois utilize o atalho do teclado (‘s’) ou clique para alternar entre as superestrelas seleccionadas. Pode usar o operador de pesquisa “has:” para encontrar todas as mensagens com a sua superestrela (por exemplo “has:red-bang”, “has:blue-star”). Para saber o nome de uma superestrela, coloque o rato sobre a respectiva imagem no separador “Geral” da página de Definições.

Vão dar desta forma um pouco mais de ordenação à vossa caixa de correio. Vão poder identificar de forma visual as mensagens segundo o critério que entenderem. O Gmail já tinha estrelas, mas era apenas uma. Agora podem categorizar de forma muito mais simples.

Infelizmente nem todos os Labs conseguem ser promovidos e alguns acabam por ser retirados. Foi o caso da Google Search box lab, que a Google entendeu que deixou de ser necessária pois a caixa de pesquisa que a interface do Gmail disponibiliza tem as mesmas funções quando é escolhida a opção Pesquisar na Web.

Estas novidades vão com certeza ser do agrado de todos os utilizadores do Gmail. São funcionalidades que adicionam novas capacidades a um dos melhores serviços de email da Internet.


Homepage: Gmail

Exit mobile version