Uma das grandes preocupações de quem navega na Internet tem de ser obrigatoriamente a segurança. Temos de cuidar de nós e daqueles que nos rodeia no mundo virtual e que nos podem fazer mal.
Para além da protecção que podemos fazer ao escolher os locais a que acedermos temos ainda de tentar garantir que os dados circulam na Internet cifrados. Só desta forma estamos realmente protegidos.
Com esta premissa em mente a Google tem vindo a melhorar o serviço de acesso ao Gmail. O último passo dado foi o forçar o tornar o acesso ao Gmail por HTTPS.
Na prática o que a Google faz é forçar os seus utilizadores a usarem uma ligação segura entre os seus PC’s e os servidores da Google. Aqueles que já tinham indicado que não pretendiam usar esta opção não devem ter sido afectados. No entanto aqueles que nada tinham definido passam a usar este acesso até que indiquem o contrário.
Mas mesmo que indiquem que não pretendem usar esta opção, o Gmail encriptará sempre a página de início de sessão para proteger a sua palavra-passe. Todo o resto do acesso será feito em modo “claro”.
Na minha opinião não devem descurar a segurança e devem até activar esta opção para que tenham a certeza que existe um grau de segurança superior na vossa ligação, mesmo que isso torne o acesso ligeiramente mais lento.
Para activarem esta funcionalidade no Gmail deve:
- Iniciar a sessão na sua conta Gmail.
- Clicar em Definições.
- Na zona “Ligação do browser” seleccione a opção “Usar sempre https”.
- Clique em Guardar alterações.
- Volte a carregar o Gmail.
Fazemos notar que se seleccionar “Usar sempre https” não poderá aceder ao Gmail através de HTTP. E como conselho de segurança máximo recomendamos que, caso utilize um PC estanho e/ou público, termine todas as sessões no Gmail ao clicar em Terminar sessão, na parte superior de qualquer página do Gmail, e que feche todas as janelas do Gmail no browser.