Pplware

Gmail com mais 2 novidades

Nos últimos tempos a Google tem andado nas bocas do mundo pelas melhores razões. A evolução que tem aplicado aos seus produtos nos ultimos tempos tem lançado uma empresa de topo para níveis ainda mais elevados. Depois de ter lançado o Google Drawing e muitas outras novidades na sua suite de produtividade esta volta à carga e desta vez com novidades no Gmail.

As novidades são “apenas” duas, mas são sem dúvida muito úteis para os utilizadores desta plataforma. Era algo que muitos utilizadores pediam há muito tempo e vão mudar a forma como interagimos com os PC e a a plataforma de mail e a forma como podemos interagir com outros através de email.

As novidades hoje apresentadas e colocadas já à disposição dos muitos utilizadores do Gmail não se centram na alteração de layouts ou na criação de funcionalidades extra no serviço. São complementos a outras funcionalidades e integração com outras ferramentas Google.

Uma é a capacidade de arrastarmos os atalhos para a interface de criação de uma nova mensagem facilitando assim o processo de anexar ficheiros permitindo assim a fácil e a outra é a possibilidade de agendar eventos do Google Calendar directamente através de uma mensagem.

Arrastar anexos

Esta era sem dúvida uma das funções mais pedidas e aguardadas. O processo de importação de anexos era arcaico e pouco simples (tal como continua a ser em muitas situações). Termos de navegar para o local onde temos guardados os ficheiros pode tornar-se moroso e implica termos de conhecer o nosso sistema operativo ou pelo menos o caminho para as nossas pastas na estrutura do disco.

Esta nova funcionalidade veio aligeirar esse processo pois a partir de agora apenas temos de arrastar os ficheiros para a zona de anexos do interface de criação de uma mensagem. É possível  arrastar e anexar mais do que um ficheiro em simultâneo.

Todo o resto do processo é automático e processa-se à semelhança do que acontecia antes.

De notar que esta funcionalidade apenas está disponível para já nos browsers Firefox 3.6 e Chrome. O suporte para os restantes browers será disponibilizado em breve.

Incluir convites para eventos Google Calendar

Esta nova funcionalidade vem facilitar a marcação de eventos entre diferentes pessoas. Através do envio de uma mensagem de email podemos tratar de todo o processo. Basta que incluamos um Convite. Essa opção passa a estar acima da barra de ferramentas de texto e junto à opção (antiga) de anexar ficheiros.

Basta que preencham antes os destinatários da mensagem e ao clicarem na opção Convite automaticamente é aberta uma janela onde podem tratar do processo de agendamento do evento. Ai dentro devem preencher os dados como fazem actualmente para agendar um evento no Google Calendar. Com base na data indicada para o evento são então verificadas as agendas para validar a disponibilidade. De notar que os calendários devem ser partilhados entre os utilizadores ou não será possível verificar da disponibilidade. No entanto o convite é enviado na mesma.

Findo o processo de preenchimento dos dados do evento e após seleccionarem a opção Inserir convite este é colocado na mensagem, e com um texto que tem por base o que preencheram. É ainda possível adicionar texto à mensagem de email tal como se de uma simples mensagem se tratasse.

Do lado de quem recebe a mensagem o convite é tratado como outra qualquer mensagem, no entanto é apresentado também a tentativa de agendamento do evento, como se de qualquer outro convite de Google Calendar se tratasse.

Estas novidades estão em linha com as novas capacidades do Google Docs e com outras que de certeza vão surgir nos próximos tempos. É a Google a fazer pleno uso das potencialidades do facto de ter terminado o suporte para browsers mais antigos.

As novas tecnologias que os browsers mais recentes utilizam e as capacidades que demonstram permitem estas e muitas outras funcionalidades interessantes. Caminhamos sem dúvida para uma nova realidade de ferramentas e aplicações alojadas na Web e que nos vão permitir abstrairmo-nos das limitações fisicas dos nossos PCs. Estes serão apenas o meio pelo qual acedemos à informação e às aplicações.

E mais uma vez pergunto, conseguirá a Google continuar a surpreender-nos? Cada vez mais me convenço que sim.

Exit mobile version