A Google, em todos os seus serviços disponibilizados ao público em geral, acrescenta um forte grau de segurança. Este suporte é continuo e cada vez mais exigente.
Desta feita, a Google implementou um novo mecanismo de segurança (passivo) para alertar os utilizadores de acessos potencialmente não autorizados às contas do Gmail.
A possibilidade de vermos o histórico de acesso à nossa conta de Gmail não é novo. Esta funcionalidade está disponível há já algum tempo e é extremamente útil para despistarmos eventuais acessos indevidos. A novidade agora implementada faz uso desta informação e aplica-lhe um pouco de inteligência.
Como devem ter já reparado têm no final da página do Gmail um link que vos permite aceder à informação sobre os últimos acessos à vossa conta. Ai encontram informação relativa ao tipo de acesso (Web, IMAP ou POP), a localização (Local e IP) e a data desse acesso. Podem ainda forçar o fim de algumas sessões que estejam abertas.
O mecanismo que a Google agora implementou faz uso dessa informação já disponível e passa a (co)relacionar geograficamente os acessos. Ou seja, se acederam em Portugal às 12:04 e estão a aceder às 13:27 nos Estados Unidos então é muito provável que os vossos dados de acesso à vossa conta esteja comprometidos.
Quando estes casos são detectados é mostrada uma mensagem na janela que o Google determina como sendo a fidedigna.
Essa mensagem permite-nos aceder à janela onde são mostradas as informações relativas às últimas actividades da conta. Ai podemos terminar imediatamente as sessões que estejam activas (com excepção da vossa) e é-vos permitido e aconselhado que efectuem a mudança da palavra passe de acesso a essa conta.
É ainda possível efectuarmos alterações às configurações destes alertas. No entanto desaconselhamos que o façam, pois esta funcionalidade é extremamente útil. Caso este tipo de acessos seja legitimo, no caso de contas partilhadas, podem sempre ignorar estes alertas.
De notar que não precisam de ter uma sessão iniciada para serem informados destes alertas. No acesso seguinte à vossa conta a mensagem estará lá.
Esta é mais uma medida útil e inovadora que a Google toma para salvaguardar os dados e a informação que temos alojada nos seus serviços. É claro que não podemos e nem devemos ignorar os demais conselhos de segurança que a Google nos dá aqui.