Ontem de manhã, milhares de utilizadores tiveram uma surpresa ao abrirem o seu serviço de mail da Google. Muitos, mais de 150 mil, viram as suas contas Gmail literalmente limpas, tudo devido a uma falha nos servidores da Google. Pelas estimativas da empresa, foram cerca de 0,08% dos utilizadores que, em todo o mundo, viram os seu correio de anos simplesmente desaparecer.
Numa primeira avaliação, a Google estimou que fossem afectados cerca de 0.29% de utilizador, algo como 500 mil contas. Afinal… parece que não. Segundo um último report, foram cerca de 150 mil os lesados, perfazendo 0,08% do total dos utilizadores. Ainda durante o dia de ontem a Google conseguiu recuperar várias contas, mas muitas estarão ainda hoje por recuperar.
Em Portugal não há uma estimativa de quantos foram os lesados e se realmente algum foi lesado, mas provávelmente existiram utilizadores deste serviço que viram os seus dados apagados.
Naturalmente que a Google está a fazer todos os esforços possíveis para resolver este problema. Até agora a Google já conseguiu recuperar os dados de muitos dos utilizadores afectados e por agora apenas cerca de 0.013% dos seus utilizadores apresentam este problema.
O maior problema dos utilizadores que reportaram esta situação foi a eliminação de mensagens, contactos e registo de conversas que tinham via GTalk. Não é um evento que seja frequente numa empresa com a dimensão da Google e acreditamos que a causa irá ser apurada e resolvida.
A Google está a publicar relatórios de progresso sobre a resolução deste problema numa base horária no seu serviço Google Dashboard. Aí podem ler ultimos desenvolvimentos e o estado do problema. Caso pretendam podem aceder aqui ao Google Dashboard.
As primeiras mensagens sobre este problema começaram ontem a chegar ao forum de suporte do serviço Gmail e depressa se alastrou a muitos outros utilizadores. Podem ler aqui todas as mensagens dos utilizadores relativas a este problema.
Espera-se que muito em breve este problema esteja solucionado e as contas que foram eliminadas voltem a ter os seus emails e outros dados apagados restaurados.
Apesar do esforço que está a ser efectuado não podemos deixar de vos lançar uma pequena pergunta… Será que nem nos serviços que estão alojados na Internet, na tão falada Cloud – que têm empresas como a Google a sustentá-los – conseguimos uma garantia de funcionamento?