Pplware

Glucoracle: A nova app para quem é diabético

A diabetes é uma doença que afecta já quase 1 em cada 11 adultos e 542 mil crianças tem diabetes tipo 1 em todo o mundo. Em Portugal é estimado que existam um milhão de diabéticos, dos quais 50 mil têm diabetes tipo 1. O diabetes tipo 1 é uma doença causada pelo próprio organismo que destrói as células que produzem insulina.

Agora está a ser testada uma nova app capaz de dizer aos diabéticos qual o impacto que cada refeição pode ter nos níveis de açúcar do sangue antes de comerem.


Cientistas do centro universitário norte-americano de medicina de Columbia desenvolveram um algoritmo, que pode ser personalizado para dizer a cada pessoa qual o impacto que um determinado alimento tem nos seus níveis sanguíneos de açúcar e que foi agora associado à aplicação ‘Glucoracle’, revela a Lusa.

Esta nova app, destinada a doentes com diabetes do tipo 2, tem como base um algoritmo bastante sofisticado, que consiste num modelo matemático, que faz a assimilação de dados, e que assim é capaz de fazer previsões bastante exatas.

The data assimilator is continually updated with the user’s food intake and blood glucose measurements, personalizing the model for that individual.

Mais fantástico ainda é o facto dos utilizadores que instalarem esta app podem enviar medições de glucose para a aplicação, bem como fotografias de cada refeição, recebendo uma previsão sobre os níveis de açúcar no sangue depois de a comer.

Antes de fazer qualquer tipo de previsão, a aplicação necessite de cerca de uma semana para “conhecer” o utilizador e a maneira como este reage a determinados alimentos. Não se sabe ainda quando esta app estará disponível, mas as previsões é que chegue ao mercado dentro de dois anos.

Via Columbia University Medical Center

Exit mobile version