Pplware

GestióIP: Faça a gestão dos endereços IP atribuídos

Já lhe aconteceu querer saber a quem pertence um determinado endereço IP atribuído a uma máquina e não ter essa informação? Pois, como existem vários endereços atribuídos, nem sempre é fácil saber a quem pertence um determinado IP.

Hoje apresentamos uma ferramenta muito interessante que permite ter uma base de dados dos endereços IP atribuídos na sua empresa. Vamos conhecer a ferramenta GestióIP.


Como administrador de um parque informático de escala média, sempre tive a necessidade de ter algum tipo de solução que, de certa forma, me auxiliásse relativamente ao endereçamento usado em cada sistema. 

Para isso, e como solução simples e rápida, sempre usava um ficheiro de texto onde guardada todos os IPs dos equipamentos ativos (switchs, routers, pontos de acesso, etc) e alguma descrição sobre o mesmo. No entanto há ferramentas para isso…

Chama-se GestióIP e é uma plataforma open source que assenta na Web e permite as mais diversas funções no que se refere à gestão do endereçamento de redes informáticas.

Com o GestióIP, além de registar os vários endereços IP/Nome das máquinas, o utilizador dispõe de estatísticas que indicam o número de sub-redes em uso, número de endereços IPv4 e IPv6 em uso e outras estatísticas apresentadas em gráfico. Pode ainda obter informações da rede via SNMP, via comando ping e serviço DNS e até pode obter informações da VLAN definida.

Para quem necessita de uma ferramenta centralizada para manter a informação do endereçamento do seu parque informático, tanto o TIPP, como o phpIPAM ou o GestióIP são duvida excelentes soluções. Além disso, todas estas ferramentas são gratuitas. Experimentem!

GestióIP

Leia também…

Exit mobile version