A história do Facebook está, desde a sua origem, envolta em problemas e em situações mal explicadas. No filme que fizeram, apresentaram os problemas que Mark Zuckerberg tem com os gémeos Winklevosses sobre quem teve a ideia do Facebook e sobre a sua posse.
Desde que o Facebook começou a ter sucesso que os gémeos Winklevosses reclamam para si a ideia do Facebook e como tal a sua posse. Vários processos decorreram em tribunal e até agora ainda não tinha havido uma decisão final sobre as pretensões que estes tinham e que os satisfizesse. Tudo mudou agora com a desistência destes do processo que actualmente decorria nos tribunais.
O primeiro processo desta longa história teve início em 2004, ano de criação do Facebook, e declarava que Mark tinha copiado a ideia dos gémeos Winklevosses e de Divya Narendra, a página ConnectU e criado o Facebook.
Com o passar dos anos e dos diferentes processos nada tinha mudado e sempre a justiça pendeu para um lado e para o outro. A última decisão que saiu do tribunal, em 2008, resultou num acordo entre ambas as partes e obrigava Mark Zuckerberg a pagar a quantia de 65 milhões de dólares.
Desde essa altura que tentavam desfazer este acordo e voltar a colocar o processo em tribunal. Segundo os gémeos, o Facebook tinha escondido documentos que provavam que tinham sido estes a ter a ideia original do Facebook e não Zuckerberg. O acordo tinha entretanto sofrido alterações e estava já em 200 milhões de dólares.
Todo este processo levou uma reviravolta e numa decisão repentina e sem ser esperada, os gémeos Winklevosses decidiram voltar atrás no processo que tinham a decorrer em tribunal e resolveram aceitar o acordo anterior que tinham alcançado antes em tribunal.
A reacção do Facebook foi muito ambígua e segundo a empresa este processo está terminado há muito tempo.
We’ve considered this case closed for a long time, and we’re pleased to see the other party now agrees.
Será que foi desta vez que o processo de luta sobre a ideia original do Facebook terminou? Ou estará guardado para breve uma nova reacção dos gémeos Winklevosses e de Divya Narendra?
Apesar de todas estas guerras um facto é inegável. Seja quem for o dono da ideia original do Facebook esta rede social está de pedra e cal na Internet e dificilmente deixará se der usada pelos seus mais de 500 milhões de utilizadores.