Ontem falei na falta de ambição que a Microsoft depositou no Internet Explorer 8. Esta falta de ambição não se notará na segurança, não: aí foram bastante práticos e o IE8 é um browser muito seguro. Mas falta mais…
A Microsoft Research apresentou a sua visão de um prototipo para um novo browser com o nome de Gazelle. Esta prometida jóia, inclui funções de sistema operativo para aumentar desde logo a segurança da navegação.
Segundo este TechReport da Microsoft, o kernel do browser irá actuar como um sistema operativo onde existem múltiplas funções capazes de dividir um website por elementos (a página em si e os plugins existentes). Esta forma de actuar aumentará a segurança, impossibilitando os “cross-site attacks“.
Este processo não é desconhecido, como devem saber o Chrome actua já com base neste processo, No entanto, o Gazelle vai mais longe, maximizando a análise comportamental de cada elemento, estendendo-se mesmo aos subdomínios da webpage.
Curiosidade: Já que falamos no Chrome e implicitamente no seu motor (webkit), deixo uma introspecção para o visitantes: reparem na falta de criatividade (para não ir mais longe) entre os dois browsers mais representativos deste motor. As imagens reportadas referem-se ao recém anunciado Apple Safari 4 e ao Google Chrome 2; será um clone? Será uma forma inovadora de “cartel”… só pergunto onde pára a concorrência!!!
Mas continuamos sobre o assunto Gazelle.
Os autores deste estudo, reclamam que desenvolveram um protótipo, o Gazelle, baseado no Internet Explorer. Afirmam que este browser demonstra claramente a filosofia da arquitectura SO de múltiplos processos principais e total compatibilidade com gestão DOM e interpretação JavaScript, já existente no IE.
Vamos esperar por mais desenvolvimentos sobre o Gazelle. Não deve tardar a aparecer um esboço. Até lá ficaremos atentos às novidades. A esta altura estamos prestes a ver novos desenvolvimentos também ao nível do Firefox 3 e do Internet Explorer 8.