Quando se pensava que o preço dos combustíveis fossem descer, eis que surge um aumento significativo do valor do gasóleo. O litro do gasóleo está a ser vendido atualmente a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros.
O gasóleo ultrapassou o preço da gasolina, mas a diferença atingiu um recorde.
Gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros,
Que o gasóleo está mais caro que a gasolina já não é novidade e não é propriamente um cenário inédito. No entanto, a diferença de valores é histórica.
Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo aumentou esta semana, em média, 9,4 cêntimos, depois de já ter subido na semana anterior. Relativamente à gasolina 95 o preço é quase o mesmo da semana passada, isto depois de 11 semanas consecutivas a baixar.
O litro do gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros. A diferença é de 8,4 cêntimos, o que quer dizer que encher um depósito de 50 litros com gasóleo custa mais 4,2 euros esta semana, revela o ECO.
Nas razões pelas quais o diesel tem subido mais que a gasolina destaque para a dependência da Rússia neste combustível fóssil. Além disso, há também o Vacuum gas oil (VGO). O VGO é uma das componentes utilizadas no fabrico de gasóleo, para o tornar mais leve já que este hidrocarboneto tem mais hidrogénio e menos carbono. A Rússia é responsável por metade da produção mundial deste produto e, perante a suspensão dos fornecimentos russos, há uma escassez no mercado, revela o jornal.